Vô Rosa: Morador de Lavras celebra 105 anos esbanjando simpatia e amor pela vida

 

Devagar se vai ao longe. José Rosa dos Santos sabe bem o que esse ditado significa. Este repórter que vos escreve é testemunha disso. Aos 105 anos de idade, a serem comemorados neste sábado (8), o morador do bairro Vila Alzira, esbanja simpatia e amor pela vida.

Nascido em Bananal, distrito de Bom Sucesso, em 1918, numa família de agricultores, ele chegou a Lavras, onde constituiu sua família. Vô Rosa, como é popularmente conhecido, é pai de onze filhos:  Alceu, José Rosa, Celina, Marina (in memória), Maria, Flávio, Edson, Hélio (in memória), Olívia, Roseli e Jandir. Ele também é avô de 56 netos, 69 bisnetos e 28 trinetos.

 

Hoje viúvo e aposentado como servidor da Prefeitura Municipal de Lavras, ele vive sozinho, cuida da horta da sua casa e dos passarinhos. Sempre cercado pelo carinho e os cuidados dos filhos, o mais velho morador do município afirmar gostar de consumir uma cachacinha de vez em quando, fumar cachimbo,  dançar forró e jogar baralho.

Vô Rosa ensina que o segredo para viver muito é ter fé em Deus. “O importante é não guardar mágoas. Eu sofri muito nessa vida, mas sempre segui em frente. Eu nunca perdi um dia de serviço”. Um dos seus passatempos preferidos é assistir às novelas da TV.

Com mais de 100 anos de vida, é possível afirmar que vô Rosa foi um homem privilegiado, que passou pelo turbulento século XX como um expectador privilegiado. Com ele, como se diz, não tem tempo ruim. Vida longa ao Vô Rosa!

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest