Mais de 9,2 milhões se inscreveram no Enem 2016

24/05/2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 registrou 9.276.328 inscritos. O resultado é o segundo maior da série histórica do exame – ficando atrás apenas da edição de 2014, quando foram registrados 9.490.952 participantes. Na edição anterior, o número chegou a 8.478.096 inscritos. O prazo para inscrições terminou na sexta-feira (20).

A inscrição para os candidatos não isentos da taxa (R$ 68) será efetivada somente após o pagamento, que pode ser feito até  esta quarta-feira (25) em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada na página do exame na internet. Operações bancárias processadas pela internet após as 21h59 são consideradas fora do prazo. Portanto, caso isso ocorra, a inscrição não será homologada.

A partir de 1º de junho próximo, será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.

Esta edição do Enem traz, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.

Provas

Nos dois dias de exame – 5 e 6 de novembro –, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será dedicado a procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para permitir a todos os presentes entrar em sala e guardar os pertences.

O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

 

*Portal Brasil