Lavras: Armadilhas serão instaladas para monitoramento do aedes aegypti

O município de Lavras recebeu treinamento da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.
O tema do treinamento foi a “Ampliação da Vigilância Entomológica para Monitoramento do Aedes por meio de armadilhas Ovitrampas”.
O objetivo é realizar o monitoramento e combate ao mosquito causador de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O curso teve a participação da Vigilância em Saúde de Lavras e consiste em orientar e capacitar profissionais para capturar ovos da fêmea do Aedes por meio de armadilhas simples, baratas e artesanais.
Esta ação é em nível estadual. Em Lavras, serão instaladas 250 armadilhas Ovitrampas e os moradores das residências escolhidas serão parceiros da Vigilância no combate ao Aedes.
Armadilha Ovitrampa 
Montada em um vasilhame plástico, a amarmadilha contém em seu interior uma mistura de água com levedura de cerveja, atraindo a fêmea do Aedes, que deposita seus ovos na mistura.
A cada sete dias as armadilhas são recolhidas e levadas para o laboratório da Vigilância, onde os ovos são contados e colocados em um ambiente controlado onde acontece a eclosão.
Já na forma de larva, elas são analisadas pelos técnicos da Vigilância e, se constatada a presença de larvas de Aedes, o local onde a armadilha foi instalada e um raio de 50 metros recebe ações de combate ao mosquito.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias