Duo apresenta recital baseado em canções alemãs neste domingo

 

 

O Espaço Cultural Centro Musical Edgar Willems receberá, no próximo dia 29, o duo Fabíola Protzner (soprano) & Igor Reyner (piano). Os músicos apresentarão o recital “Dos dramas e dos amores do casamento – um passeio pelas canções alemãs”.

A apresentação dá prosseguimento à série de recitais da escola fundada pela musicista lavrense Sílvia Pfeiffer. Igor Reyner nasceu em Lavras sendo um dos mais importantes pianistas de sua geração.

O recital será apresentado às 18h, na sede da instituição, localizada na rua Pedro Moura, 346, centro de Lavras. Os ingressos, no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), podem ser adquiridos no local da apresentação e pelos telefones (35) 3821-0211, (35) 9 986-0211 e (35) 9 8413-8525.

Detalhes

Este concerto tem por proposta central abordar as canções alemãs (lieder) do ponto de vista de sua evolução histórica, embora de modo flexível. O concerto começa com uma coleção de seis canções assinadas pela compositora Clara Schumann, importante pianista e compositora cuja obra acabou ofuscada pela produção de seu marido, Robert Schumann. Após as peças de Clara, apresentaremos uma seleção de quatro canções de Richard Strauss compostas no último quarto do século 19. Um prolífico compositor de lieder, Strauss tinha por hábito compor suas canções inspirado pela voz de sua esposa. Influenciado por Gustav Mahler, Strauss orquestrou várias de suas canções, que foram originalmente escritas, em sua maioria, para piano e voz.

A segunda parte do progama se inicia com o primeiro caderno das Peças de Fantasia (Fantasiestücke), op. 12, de Robert Schumann, esposo de Clara e um dos mais importantes compositores do romantismo alemão. Embora Peças de Fantasia seja um ciclo para piano solo, algumas delas, como Warum?, representam um refinado exemplo da influência do gênero lied sobre a composição e a concepção de peças e miniaturas para piano solo. O recital encerra-se com as cinco canções do Rückert-Lieder de Gustav Mahler. Assim como Heinrich Heine foi o grande poeta cujos poemas o casal Schumann musicou em suas canções, o poeta, filologista e orientalista Friedrich Rückert foi a grande inspiração para as obras vocais de Mahler. Compostas originalmente para piano, quatro das cinco canções do Rückert-Lieder foram orquestradas por Mahler para um concerto que consagrou o lied como um gênero também para voz e orquestra. Em janeiro de 1905, o “recital de lieder com orquestra” no Brahms-Saal do Musikverein, em Viena, entrou para a história da música como o marco zero do gênero e contou com a estreia dos Rückert-Lieder, dos Kindertotenlieder e de alguns arranjos de canções folclóricas alemãs, Des Knaben Wunderhorn. A única canção declaradamente de amor composta por Mahler, Liebst du um Schönheit, é também a única obra do ciclo que não foi orquestrada pelo compositor, que talvez não quisesse romper com o intimismo e a reservada paixão expressa pela obra.

Igor Reyner

Natural de Lavras, Minas Gerais, Igor Reyner iniciou seus estudos de piano com a professora Eldah Drummond. Em 2010, graduou-se em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estudou com Miguel Rosselini e Celina Szrvinsk. Mestre em Música pela UFMG, pesquisou, sob orientação do Dr. Carlos Palombini, os limites entre música e literatura através da teoria de escuta do compositor e musicólogo francês Pierre Schaeffer. Doutor em Literatura Francesa pelo King’s College London, Inglaterra, defendeu a tese “Listening in Proust”, sob a orientação do Prof. Patrick ffrench e da Dra. Johanna Malt. Seu trabalho teórico combina musicologia, crítica literária e estudos do som e concentra-se especialmente na história da escuta. Desde muito jovem, atua como pianista e camerista, tendo frequentado alguns dos mais importantes festivais do país, como o 4º, o 5º e 7º Festival Música nas Montanhas, o 1º e 2º Encontro Mineiro de Estudantes de Piano, o 27º Festival de Música de Londrina, o 1º Festival de Música de Divinópolis, o 3º Festival Internacional Música no Pampa e o 1º Festival de Maio. Participou de master classes com Benjamin da Cunha Neto, Cristina Ortiz, Eduardo Monteiro, Flávio Augusto, Gilberto Tinetti, Guigla Katsarava, Luciana Sayuri, Michael Uhde, Mirta Herrera, Paulo Gori, entre outros. Três vezes premiado no concurso Jovem Músico BDMG, Igor Reyner foi o artista convidado para o concerto de homenagem aos 100 anos da Universidade Federal de Lavras, promovido pelo Rotary Club de Lavras. Já se apresentou em algumas das principais salas de concerto de Belo Horizonte, como o Conservatório de Música da UFMG, Sala Sérgio Magnani, Fundação de Educação Artística, Teatro da Assembleia de Minas Gerais, como também em diversos teatros e salas pelo interior de Minas Gerais. Foi júri do IV Concurso de Piano do Conservatório Estadual de Música de Varginha, MG, e é redator de nota de programa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2011.

Fabíola Protzner

Fabíola Protzner é vencedora dos prêmios Revelação e Júri Popular Feminino, no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, e do prêmio de “Voz com Melhor Futuro”, no Internationale Wettbewerb Karlsruhe für das Lied des 20. und 21. Jahrhunderts. Recentemente, concluiu mestrado em canto, em Hamburgo, na Alemanha, onde aprimorou seus estudos em performance operística e música de câmara no Johannes-Brahms-Konservatorium, sob a orientação da professora Ovsanna Nalbandyan. Como solista, já se apresentou sob a regência de Marcos Arakaki, Sílvio Viegas, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Roberto Minczuk, Holger Kolodziej e Mike Steurenthaler. Foi também, solista convidada de algumas das maiores orquestras do Brasil, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. Fora do país, apresentou-se numa breve turnê com a KlassikPhilharmonie Hamburg. Em seu repertório destacam-se montagens das óperas A Flauta Mágica, O Elixir do Amor, Don Giovanni, Cosi Fan Tutte, Rita, La Traviata, Nabucco, La Bohème, A Menina das Nuvens, A Viúva Alegre, O Segredo de Susanna e A Serva Patroa, versão em português de La Serva Padrona, esta última, um sucesso de público e crítica em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Participou também dos teatros musicais Uma Noite na Broadway, Era Uma Vez um Menino, Simplesmente Natal e Problemas Sexuais – e quem não tem?. Nestas oportunidades, foi dirigida por importantes nomes, tais como Jorge Takla, Pablo Maritano, André Heller-Lopes, William Pereira, Ana Taglianetti e Henrique Passini, além de ter sido coreografada por Tania Nardini, Alberto Venceslau e Andressa Corso. Foi idealizadora, coordenadora e fundadora do “Projeto Teatro Musical – Programa de Musicais na UFMG”, que funcionou de 2008 a 2010. Em 2015 e 2016, foi preparadora vocal do Coral Lírico do Johannes-Brahms-Konservatorium. Ao longo de sua carreira, estudou e colaborou com importantes nomes do cenário musical internacional, tais como Neyde Thomas, Rio Novello, Luisa Giannini, Lício Bruno, Cèline Imbert, Susanne Bernhard, Antônio Meneses, Celina Szrvinsk, Luiz Senise, Marcelo Carneiro, Edmundo Villani-Cortes, entre outros. Desde que voltou da Alemanha, Fabíola Protzner tem atuado como cantora da Cia Mineira de Ópera, professora de canto e técnica vocal, e solista convidada em concertos e óperas pelo país.

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