Cantora Maria Rita é a grande atração do festival de Inverno São João del Rei no domingo (19)

13/07/2015

Maria-Rita-1

 

As apresentações de Maria Rita, Marcelo Jeneci e do grupo Casuarina são os destaque da 28ª edição do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

E os principais shows serão na cidade histórica. Maria Rita se apresentará no domingo dia 19 de julho, às 21h, no Palco Inverno, montado na Avenida Tancredo Neves. No mesmo palco estarão Casuarina, na quarta-feira dia 22, às 21h30; e Marcelo Jeneci, na sexta-feira dia 24 de julho, às 21h. A programação completa pode ser conferida no endereço: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/

O evento acontece em sete cidades de Minas: a cidade-sede São João del Rei, São Tiago, Santa Cruz de Minas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Sete Lagoas e Divinópolis . A abertura será em Ouro Branco, no dia 17 de julho. Em São João del Rei, o festival será de 18 a 26 de julho.

Como nos anos anteriores, o Inverno Cultural 2015 terá programação cultural que inclui apresentações musicais, exposições e oficinas variadas. Nesta edição, serão mais de 100 oficinas com a temática “Cultura da Água”.

“A gente tenta pensar em vários aspectos para atender a vários públicos diferentes e oferecer uma programação cultural de altíssima qualidade Teremos oficinas, exposições, shows e apresentações teatrais que vão ocupar espaços em São João del Rei e em cidades vizinhas”, disse o coordenador geral do Inverno Cultural, Paulo Caetano, que também é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ.

Entre os destaques, Caetano enumerou, ainda, as peças “Thatchi” e “Madame Satã” e o lançamento do CD do Quarteto Brasileiro de Violões, grupo de música erudita que já venceu o Grammy. O ator e músico Zéu Britto e o grupo de rap Inquérito, de Campinas (SP), também vão se apresentar no evento. No entanto, a programação terá opções de mostras e exposições, como explicou coordenador geral.

“Temos dez exposições de artes plásticas e uma mostra coletiva de fotografia digital, da qual as pessoas podem participar enviando fotos sobre o tema ‘Cultura da Água’. Também vamos sediar uma mostra de experimentação audiovisual com cerca de 20 curtas e médias metragens. O documentário ‘Elena’ também será exibido na programação”, enumerou.

A 28ª edição do Inverno Cultural se propõe a levantar a discussão sobre a forma como a sociedade lida com a água e o impacto que gera em diferentes setores da humanidade.

“Vamos destacar como a arte e a cultura podem provocar a sociedade para mudar a forma de relação de consumo e definição de felicidade. Não há cultura, não há arte, não há vida sem água. Ela é base estruturante das nossas relações sociais. Diante da discussão atual sobre a falta do recurso, vamos revisitar estas relações sociais e incentivar a reflexão”, analisou Paulo Caetano.

Além dos campi da UFSJ na cidade histórica, haverá eventos no Theatro Municipal e no palco que será montado na Avenida Tancredo Neves, que vai concentrar as apresentações. As inscrições sobre as oficinas que serão realizadas no evento começam nesta terça-feira (30). As informações estão disponíveis no site do evento.

Neste ano, o festival começa em Sete Lagoas e vai de 17 a 21 de julho. Em São João del Rei, a cidade-sede, o festival é de 18 a 26 de julho, com a programação mais extensa. Na sequência, o evento será em São Tiago, de 23 a 26 de julho; Santa Cruz de Minas, de 23 a 25 de julho; Divinópolis, de 24 de julho a 1º de agosto; Conselheiro Lafaiete, de 30 de julho a 1º de agosto; e Ouro Branco, de 30 de julho a 2 de agosto.