Ufla: Startup Agrorenda recebe premiação em evento de inovação na região

No início de 2018, surgia no ecossistema de startups de Lavras a AgroRenda, iniciativa voltada à predição de tendências do mercado de commodities, utilizando ferramentas estatísticas e de inteligência artificial.
Fruto do espírito empreendedor de três alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o graduando em Sistemas de Informação, Lucas Strazza, o graduando em Engenharia de Controle e Automação, Mateus Santos, e o mestrando em Engenharia de Sistemas, João Tavares, além do professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior, a nova startup está sediada no InovaHub, espaço de coworking localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na UFLA.
Durante a 4ª edição do HackTown, festival de inovação e criatividade que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí , no Vale da Eletrônica, de 6 a 9 deste mês, a AgroRenda integrou o time de startups que auxiliou na oferta de conteúdos.
Em determinado momento do evento, conhecido como Pitch Session, a startup foi avaliada por banca externa, sendo eleita autora da melhor proposta, dentre 12 participantes, com direito à premiação de US$ 11 mil em serviços da Amazon Web Services (AWS).
“A premiação será muito importante para dar robustez à tecnologia que vem sendo utilizada e também para fazer a migração dos serviços web para a plataforma AWS”, explicou Strazza.
O estudante de Sistemas de Informação também destacou o apoio institucional da UFLA para o desenvolvimento da startup.
“Posso dizer que a viabilização do nosso negócio só está sendo possível graças ao fomento que a Universidade nos oferece nas questões ligadas ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação, assim como a possibilidade de conexão com o todo o ecossistema”, reforçou.
A AgroRenda
O primeiro mercado escolhido para atuação do grupo foi o de café commodity, tendo em vista seu maior volume de negociação.
Soma-se a isso a constatação de uma deficiência no que se refere a ferramentas que auxiliem na melhor comercialização da produção, conforme resultado de pesquisa aplicada pelos integrantes da AgroRenda em maio, durante a Expocafé/2018, maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura, ocorrido em Três Pontas (MG).
Grande parte dos produtores de café entrevistados destacou, como sua maior dor, a ausência de conhecimento sobre o melhor momento para a comercialização.
“Tradicionalmente, esse problema era resolvido apenas pelo feeling dos produtores, corretores ou com base nas tendências de mercado divulgadas pela mídia. A AgroRenda surge, assim, para tentar preencher esta lacuna, por meio de uma ferramenta baseada em inteligência computacional e aprendizado de máquina”, pontuou Strazza.
A startup conta, atualmente, com a landing page www.agrorenda.com.br, cuja base de cadastros contabiliza 400 clientes, dos quais alguns auxiliam com testes de predição. No momento, a equipe também se concentra na prospecção de novos clientes.

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