Sul de MG segue com 3 casos confirmados e suspeitas sobem para 1,4 mil

O Sul de Minas segue com três casos do novo coronavírus confirmados de acordo com o novo boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado neste sábado (28). Em relação ao número de suspeitas do vírus, o balanço da SES-MG registra 1.461 casos em investigação em 121 cidades da região.

No Estado de Minas Gerais, até o momento, são 22.974 casos suspeitos e 205 confirmados. De acordo com a SES-MG, 18 óbitos são investigados, mas, nenhum confirmado pela doença.

O caso confirmado pela Prefeitura de Extrema (MG) na noite de sexta-feira (27) de um homem de 56 anos infectado em São Paulo ainda não foi confirmado pela lista oficial da Secretaria de Saúde do Estado.

Os números divulgados pelas secretarias municipais, secretaria estadual e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos positivos e mortes suspeitas

Até agora são três casos confirmados no Sul de Minas. O de uma mulher de 34 anos de Poços de Caldas, o de uma mulher de 60 anos, de Boa Esperança e de uma mulher de 48 anos, de Campo Belo.

Confirmados:

  • 1 em Poços de Caldas
  • 1 em Boa Esperança
  • 1 em Campo Belo

Um outro caso, de um morador do Rio de Janeiro que estava em isolamento domiciliar em São Lourenço foi testado positivo para o coronavírus. No entanto o caso dele não será contabilizado em Minas Gerais, já que ele procurou atendimento e teve o exame confirmado no Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Cruzília informou que investiga a morte de um homem, que tinha entre 40 e 50 anos, por suspeita da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O resultado dos exames dele ainda não foi divulgado.

A Prefeitura de Lavras também informou que investiga a morte de uma mulher de 69 anos no município.

Casos suspeitos

Conforme o último boletim divulgado neste sábado (28), outros 1.461 casos estão sendo investigados em 121 cidades da região. Em relação ao boletim anterior, são 107 novos casos suspeitos.

Passos manteve 155 casos suspeitos e continua liderando a lista na região. São Sebastião do Paraíso investiga outros 96. Alfenas tem 73 suspeitas, Poços de Caldas 66 e Três Pontas aparece também com 66 suspeitas.

Cidades com mais casos suspeitos do novo coronavírus no Sul de Minas:

  • Passos: 155 casos
  • São Sebastião do Paraíso: 96 casos
  • Alfenas: 73 casos
  • Poços de Caldas: 66 casos
  • Três Pontas: 66 casos
  • Varginha: 60 casos
  • São Lourenço: 51 casos
  • Guaxupé: 39 casos
  • Pouso Alegre: 38 casos
  • Itajubá: 36 casos
  • Três Corações: 35 casos
  • Camanducaia: 32 casos
  • Perdões: 31 casos

A partir desta semana, a secretaria passou a divulgar em seu boletim diário o detalhamento apenas de casos confirmados. O número de casos suspeitos por município está sendo divulgado em uma plataforma online. Clique para saber do seu município.

Divergência de números

Algumas secretarias municipais de saúde do Sul de Minas têm questionado os números divulgados pelo boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde. Em nota oficial divulgada em seu site, a Secretaria de Estado da Saúde informou que há fatores que podem causar divergências entre os casos informados e dados do boletim diário.

Entre esses fatores estão o fato de alguns municípios ainda não terem preenchido formulários específicos do Ministério da Saúde (RedCap); paciente ter realizado exame em laboratório particular e o resultado ainda não ter sido informado à secretaria; formulário ter sido mal preenchido pelo município e necessitar de mais informações.

O COES Coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias