PROCISSÃO DE SÃO JORGE (OGUN)

A Procissão Umbandista de São Jorge (Ogun), é uma festividade sincrética, caracterizada pela participação dos fiéis em trajes religiosos, acompanhando a imagem do santo nas ruas da cidade. Nessa procissão/caminhada são entoados pontos cantados em louvor ao orixá e também rezas católicas.

Em Lavras, é realizada desde 2003 e surgiu da decisão de Pai Wagner em realizar na cidade um movimento dos religiosos de matrizes africanas fora de seus terreiros. Ele já havia participado de algumas dessas comemorações na cidade de Varginha e trouxe a idéia para cá. Esse festejo é realizado em diversos outros lugares no Brasil; vale citar que em algumas já são feitas há décadas.

No seu primeiro ano foi realizada na entrada do bairro Novo Horizonte, da ponte de acesso até o terreiro, que se localiza bem ao final dele. Participaram os filhos e amigos do terreiro, obtendo aí uma repercussão positiva. Respaldado pelo fato, no segundo ano ampliou-se o percurso, saindo da Praça da FM Rio Grande, em direção ao bairro, passando pelo trecho da Rodoviária. No terceiro ano saímos da Praça Augusto Silva. Daí em diante, salvo pequenas interrupções, realiza-se invariavelmente em data próxima ao dia 23 de abril, sempre num domingo.

Mobiliza sacerdotes, povo de terreiro e simpatizantes. Sua importância deve-se ao caráter sincrético religioso de que se reveste (no ritual de Umbanda) e por colocar em evidencia o povo de santo, suas vestes, costumes e devoção. Aparecem aí aspectos da musicalidade e costumes de vestuário, além da culinária. Oferece-se comida nesta ocasião, compartilhada não só entre os adeptos. Após a chegada ao terreiro, é realizado um toque festivo de Candomblé (xirê), onde o orixá vem paramentado receber suas homenagens e tambémrealizada uma gira Umbandista, com a mesma finalidade.

Ogun é o orixá dos caminhos, da guerra e do aço. É o senhor guerreiro da espada, protetor dos militares, dos artesãos, de todos aqueles que manuseiam ferramentas de metal no exercício de suas profissões. É a personalidade do guerreiro e desbravador.

Esse ano será realizada no dia 28 de março (domingo), no horário de 15 horas, com saída da Praça Dr. Augusto Silva até o endereço do terreiro de Pai Wagner, no Bairro Novo Horizonte. Até o momento confirmadas as presenças de Pai Eduardo do Oxósse (Ilê Axé Mutaeran), Doné Simone de Bagdé (Xwê Vodùn Gbadè Sogbejì), Pai Leandro de Oyá (Ile Axé Omin Oyá), Pai Luiz Carlos (Terreiro de Umbanda Caboclo Lírio Branco), Pai João Luiz (Terreiro de Umbanda Vó Serafina), Rafael Castro (Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa) e demais lideranças religiosas do município.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias