Perdões: Moradores só devem procurar Santa Casa em situações de emergência

06/04/2021

A Santa Casa de Perdões (MG) pediu para que os moradores da cidade procure o pronto socorro somente em situações de urgência e emergência. O apelo foi feito pelas redes sociais do hospital nesta segunda-feira (5)

Segundo o hospital, a Santa Casa está com dois pacientes com Covid-19 intubados e outros pacientes com sintomas moderados em observação no pronto socorro.

Segundo o provedor do hospital, Aderlei Jose Freire, a Santa Casa não possui leitos de CTI. Os pacientes intubados foram instalados em duas salas de emergência do local equipados com equipamentos utilizados em CTI’s.

Outro fator preocupante é com relação à falta de medicamentos. Segundo Aderlei, o hospital adquiriu sedativos utilizados para intubação nesta segunda-feira (5). Entretanto, os medicamentos serão utilizados durante sete dias.

Atualmente o hospital possui 40 leitos, sendo que 8 deles foram destinados para atender pacientes com COVID-19. Nesta segunda-feira (5), a taxa de ocupação era de 80%.

Aderlei informou que a Santa Casa elaborou um projeto para construir uma CTI no local. O projeto aguarda aprovação do Governo do Estado.

Ocupação na região

 

A Santa Casa de Perdões não é referência para o tratamento da Covid-19 na região. Os hospitais de referência que atendem a cidade estão localizados em Lavras (MG).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos destinados para tratamento da Covid-19 em Lavras é de 100%. A porcentagem é a mesma para outras cidades da região, como Guaxupé, Itajubá e Três Pontas.

Alfenas/Machado, Passos, Poços de Caldas, São Lourenço, Três Corações e Varginha estão com mais de 90% dos leitos de Covid-19 ocupados.