PRF detém homens por tráfico de animais silvestres e maus tratos

Em 15 de fevereiro de 2021, por volta das 9 horas e 30 minutos, em fiscalização no km 679 da BR 381, no município de Perdões/MG, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram um veículo VW/SANTANA, do município de São Paulo/SP, com dois ocupantes de 33 e 42 anos, respectivamente.

 

Durante os procedimentos de fiscalização foram encontrados, no interior do veículo e de seu porta-malas, várias gaiolas precárias contendo aproximadamente 649 pássaros da fauna silvestres de espécies variadas como Canários, Azulões, Papa-Capins, Corrupiões, Galos-da-Campina, Tico-Ticos, Bigodinhos e Pássaros-Pretos.

Questionados, os ocupantes do veículo relataram que as aves seguiam de Vitória da Conquista/BA para São Paulo/SP. Foram constatados, a princípio, os crimes do Art. 29 da Lei 9.605/98 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre…), uma vez que os animais encontrados se enquadram na classificação de animais silvestres da fauna brasileira, bem como do Art. 32 da mesma lei (Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres…) haja vista que, dada a forma insalubre que as aves eram transportadas, cerca de 35 já estavam mortas quando do ato da fiscalização. Ante todo o exposto, a ocorrência, os autores e as aves foram encaminhadas para a 6ª CIA PMMG/MAMB/LAVRAS-MG, para as demais cominações e providências legais cabíveis.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias