Prefeitura de Nazareno pede rastreamento de fontes de Césio 137 na cidade

 

 

A Prefeitura de Nazareno, no Sul de Minas Gerais, solicitou à mineradora AMG Brasil que articule com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) um rastreamento no município com objetivo de verificar se as fontes de Césio 137 estão na área urbana da cidade. “A prefeitura municipal divulgará qualquer atualização das informações”, informou.

Os equipamentos desapareceram na noite de 29 de junho. Investigadores acreditam que os materiais foram furtados. Técnicos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) estiveram no local após o sumiço para verificar as medidas adotadas pela empresa. Um boletim de ocorrência também foi registrado. Uma investigação interna está em curso.

De acordo com a CNEN, as fontes são de baixo risco e classificadas como não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). “Não são esperados efeitos severos à saúde pelo contato com as mesmas. No entanto, é importante continuar as buscas para recuperá-las de tal forma a prevenir exposições desnecessárias”, afirmou o CNEN.

Leia comunicado da AMG na íntegra

A AMG Brasil reitera o seu compromisso para a pronta localização dos dois equipamentos medidores de densidade de polpa supostamente furtados da sua unidade operacional sediada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG), no último mês de junho. Esses equipamentos são comumente utilizados na indústria mineradora para medir a quantidade de minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção de tântalo, espodumênio, feldspato e estanho em lingotes. A AMG não pode se manifestar pelos órgãos que estiverem em sua unidade, entre os dias 6 e7/7, e tão pouco afirmar que eles trabalham em força tarefa. A informação não foi fornecida e/ou confirmada pela AMG.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest