Pesquisa mostra Covid-19 concentrada em cidades do Sul de MG com maior PIB

Uma pesquisa feita em 16 cidades do Sul de Minas mostrou que o maior número de casos e mortes de coronavírus estão concentrados nos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB).

A pesquisa foi feita com base nos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde referentes a Boa Esperança, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Elói Mendes, Guapé, Ilicínea, Monsenhor Paulo, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Tomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Os pesquisadores usaram ferramentas para relacionar o número de casos e óbitos com indicares econômicos e populacionais dos 16 municípios da microrregião de Varginha. Quatro deles representam cerca de 90% dos casos confirmados.

“Chegamos à conclusão que os casos e óbitos na microrregião de Varginha estão muito concentrados em poucas cidades com características semelhantes. São cidades mais populosas, cidades com maior Produto Interno Bruto, ou seja, com maior riqueza econômica, e com uma participação grande do setor de serviços e comércios na geração de riqueza”, explicou o professor de economia Pedro Portugal Júnior, um dos envolvidos na pesquisa.

A pesquisa, segundo Júnior, foi submetida a uma revista científica, que deverá validar o estudo. “Nós vamos continuar agora com mais informações, mais dados, pra que a gente possa chegar a uma modelagem matemática que explique como ocorre essa questão de casos e dos óbitos aqui na nossa região”.

O professor afirma que essa questão é importante porque vai ajudar gestores públicos a guiarem os procedimentos de prevenção da doença.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest