Passos investiga duas mortes suspeitas e tem quatro crianças internadas com sintomas

 

 

A cidade de Passos (MG) investiga a morte de duas mulheres por suspeita do novo coronavírus. O município, que possui o maior número de casos suspeitos da doença no Sul de Minas, ainda tem quatro crianças e cinco adultos internados no hospital da Santa Casa com sintomas de infecção.

As mortes por suspeita da doença foram informadas pelo diretor técnico da Santa Casa, o médico José Ronaldo Alves, em vídeo postado na página oficial do hospital nas redes sociais. Não foram informados nem sexo e nem idade das vítimas. Ele ainda revelou as internações dos adultos e das crianças, sendo que uma delas está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mortes suspeitas
De acordo com o diretor da Santa Casa, uma das mulheres faleceu na noite de sábado no hospital. A outra vítima, assim como ele explicou, faleceu em casa e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O marido dela foi colocado em quarentena por conta de a suspeita da morte ter sido o novo coronavírus.

“[Com as duas mortes], o município totaliza dois óbitos suspeitos por coronavírus. Foi feita a coleta amostras para exames e agora temos que aguardar o resultado para saber se [as mortes] foram pelo coronavírus ou não”, disse.

Além dessas duas mortes em Passos, o Sul de Minas tem outros cinco óbitos em investigação por suspeita do novo coronavírus: dois em Três Corações, um em Varginha, um em Lavras e um em Cruzília.

Crianças e adultos internados
O diretor da Santa Casa de Passos, José Ronaldo Alves, destacou que a cidade possui 214 casos notificados do novo coronavírus, sendo que 75 receberam atendimento na Santa Casa. Deste total de pacientes que foram assistidos pelo hospital, ele afirma que 63 são pessoas de Passos e 12 de municípios vizinhos.

O médico pontuou que sete pacientes do hospital já tiveram resultado de exame negativo e que os demais ainda aguardam o retorno. Ele revelou que, neste momento, nove pacientes estão internados na Santa Casa, sendo quatro crianças e dois adultos.

Segundo ele, das quatro crianças internadas com suspeita da doença, três estão na enfermaria de pediatria e uma está na UTI. Com relação aos adultos, quatro estão na enfermaria de clínica médica e um na Unidade de Terapia Intensiva.

“Como cidadão compartilho com toda comunidade essa angustia do isolamento social total, impacto financeiro e econômico. Mas, como médico e diretor do hospital, confesso para vocês que temos que obedecer e acatar ao decreto municipal, às recomendações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Aúde, do Conselho Nacional de Medicina, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Brasileira de Infectologia. Portanto, até o momento as recomendações são pelo isolamento social total e pelas de higiene pessoal, que deverão ser mantidas. Essa é nossa orientação até que novas recomendações nos sejam informadas”, disse.

Casos suspeitos no Sul de Minas
Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) neste domingo (29), 1.465 casos estão sendo investigados em 121 cidades da região. Em relação ao boletim anterior, são apenas quatro novos casos suspeitos.

Passos tem 154 casos suspeitos e lidera a lista na região. São Sebastião do Paraíso investiga outros 95. Alfenas tem 73 suspeitas e Poços de Caldas e Três Pontas aparecem com 65 suspeitas.

O Sul de Minas tem cinco casos confirmados de coronavírus pela SES-MG. Foram incluídas na lista este domingo as infecções de um homem de 56 anos em Extrema e de um idoso de 75 anos em Poços de Caldas (a segunda da cidade), que já haviam sido confirmadas pelas prefeituras, mas não constavam nos números do Estado.

Elas se juntam aos casos confirmados anteriormente na região: o de uma mulher de 34 anos de Poços de Caldas, o de uma mulher de 60 anos de Boa Esperança e de uma mulher de 48 anos, de Campo Belo.

Casos confirmados:
2 em Poços de Caldas
1 em Boa Esperança
1 em Campo Belo
1 em Extrema

A Prefeitura de Pouso Alegre confirmou o primeiro caso da cidade na noite de sábado (28). De acordo com a administração municipal, o caso é de uma idosa que está em isolamento domiciliar. A SES-MG ainda não confirmou esta infecção.

Os números divulgados pelas secretarias municipais, secretaria estadual e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias