Nepomuceno tem alta taxa de subnotificação de coronavírus, aponta estudo

 

 

Um estudo aplicado em Nepomuceno (MG) mostrou que a cidade tem uma alta taxa de subnotificação relacionada a casos de coronavírus. A prefeitura investiu R$ 55 mil na pesquisa por amostra realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Ao todo, 34 pesquisadores visitaram 400 casas escolhidas por sorteio entre os dias 30 e 31 de maio.

“Infelizmente, não tem como testar todos os moradores. Então, fizemos um plano amostral e determinamos aqueles 400 domicílios que deveriam ser visitados. Testamos também por sorteio um indivíduo de cada domicílio. Ao invés de sangue de ponta de dedo, coletamos o sangue venoso. E escolhemos o final de semana para encontrarmos os trabalhadores em casa para que a pesquisa reflita a real situação do município”, explicou o médico e pesquisador da Ufop Breno Bernardes.

Os dados apontam que para cada caso confirmado e notificado, existem outros 46 casos positivos sem notificação no município. Segundo os pesquisadores, com esse resultado, Nepomuceno tem a maior subnotificação do país entre as cidades que fizeram estudos deste tipo.

“Dos 400 testes realizados, nós tivemos dois positivos. Isso indica que, como havia em Nepomuceno apenas dois casos notificados, que nós temos 46 casos de coronavírus para cada caso notificado. Em Manaus por exemplo, a notificação é de 10 pra um. Os estudos nacionais indicam no máximo de 16 pra um. Então nesse momento Nepomuceno é a cidade que tem um estudo que revela ter a maior subnotificação do país”.

O estudo também revelou que 34,5% dos cidadãos em grupos de risco não se consideram parte da população mais vulnerável à doença. E que quase 40% continuam fazendo reuniões em casa com amigos e família.

“Isso é perigoso porque não temos ainda no município uma transmissão comunitária estabelecida. E essas reuniões podem sim ser um foco para se inicie a transmissão comunitária”.

“Nós temos que apelar para a informação, então nós intensificamos campanha para uso de máscaras, uso do distanciamento social, que é muito importante. São as duas armas principais que tem o combate. E também vamos fazer a barreira sanitária na proximidade do feriado”.

Na cidade, há faixas com pedidos de isolamento e distância. Atualmente, Nepomuceno tem seis casos de Covid-19 confirmados e nenhuma morte.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest