Minas tem as 7 cidades mais frias do Brasil pelo segundo dia consecutivo

 

 

Pelo segundo dia consecutivo, Minas Gerais registrou as sete menores temperaturas do Brasil até as 8h desta sexta-feira (23/6). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as menores marcações do país foram 4,3ºC e 6,5ºC, em Monte Verde, no Sul, e Manhuaçu, na Zona da Mata, respectivamente.

Na madrugada de ontem (22), Minas também registrou os sete menores índices térmicos, até as 8h, sendo o mais baixo em Caldas, no Sul do estado, com 4,1ºC. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 10ºC, e a máxima pode chegar a 25ºC , com umidade relativa do ar baixa, em 30%.

O Inmet explicou que as temperaturas extremamente baixas em Minas nos dias 22 e 23 são causadas por uma massa de ar frio originada no Sul do Brasil que está atuando no estado. A previsão é que a partir deste final de semana (24) as temperaturas voltem a subir gradativamente e se estabilizem.

“Mesmo que as massas de ar frio venham do Sul do país, Minas Gerais sentiu mais os efeitos por estar com o céu limpo e aberto, enquanto que o sul brasileiro está com chuvas, mantendo as temperaturas um pouco mais elevadas”, explicou o Instituto. A previsão para o inverno, que se estende até setembro de 2023, é que mais massas de ar do sul atinjam Minas, de forma ocasional.

Com relação ao ano passado, foi notado um aumento de temperatura. Em maio de 2022, BH registrou 6ºC, enquanto que neste ano, 2023, a menor temperatura registrada na capital mineira foi de 10ºC.

Confira as cidades mineiras que registraram as temperaturas mais baixas:
Monte Verde (MG): 4,3°C
Caldas (MG): 4,8°C
Maria da Fé (MG): 6,0°C
Bambuí (MG): 6,0°C
Sete Lagoas (MG): 6,1°C
São João del-Rei (MG): 6,5°C
Manhuaçu (MG): 6,5°C

Fonte: Portal Uai 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest