Luto: Morreu em Lavras Pastor Antônio Cerqueira da Assembléia de Deus

Publicado em 14/08/2015

A comunidade lavrense lamenta a morte do Pastor Antônio Cerqueira, da Assembléia de Deus, que por mais de 50 anos dedicou sua vida ao ministério.

O Pastor faleceu nesta sexta-feira (14) em Lavras, aos 73 anos. Natural de Divinópolis,  Pastor Antônio era  filho de Benedito Cerqueira e Iraci Maria Silva. Aos 12 anos aceitou Jesus como seu Salvador, tornando-se pouco tempo depois  membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Divinópolis pelo batismo.

Exerceu a profissão de mecânico-ajustador, na Rede Mineira de Viação por algum tempo. Em 1952 foi consagrado diácono pela mesma igreja, exercendo com eficácia a liderança dos jovens, regência do coral e professor da Escola Bíblica Dominical. Aos 21 anos casou-se em Monte Carmelo, no dia 02 de maio de 1955, com Ladir Maria Cerqueira. Bem estabilizado profissionalmente Jesus o chamou para sua obra. Com a mudança do casal Lawrence e Alice Olson para o Rio de Janeiro,  Pastor Paulo Sales assumiu a igreja de Lavras por um pequeno período, pois, devido uma enfermidade, ficou impossibilitado de continuar os trabalhos. Houve então a indicação do irmão Antonio, feita pelo Pastor Artur Xavier de Paula ao missionário Laurence Olson, para assumir a direção da igreja de Lavras. Não houve relutância por parte do irmão Antonio, bem como do missionário Gustavo Bergston em liberá-lo, uma vez que ele tinha a chamada bem viva em sua alma.

Em 1960, já em Lavras, foi consagrado presbítero e, em 16 de outubro do mesmo ano, pastor. Pastor Cerqueira e irmã Ladir tiveram seis filhos: Esther Sônia, Paulo Antônio, Ester Solange, Levi Sergio, José Cláudio e Oséias Rinaldo, além de  netos. Em 1971 o Pastor Cerqueira fundou a UMADESMIG em Lavras, cujo evento serviu de base para criação de eventos congêneres em todo Brasil. Concluiu o curso de Formação Teológica pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Itaperuna – RJ. Instalou um núcleo da EETAD em Lavras, inaugurado como o número 805 no início de 1994. Fundador da Subconvenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Sul de Minas, com sede provisória em Três Corações. Exerceu a função de secretário da Convenção Mineira e Membro da Comissão de Assessoria de Imprensa e Comunicação da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.Foi Conselheiro da Região Sul de Minas da Convenção Mineira dos Ministros Evangélicos.

Recebeu os títulos de:  Cidadão Honorário através da Câmara Municipal de Lavras, Medalha da Ordem do Mérito pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e medalha Alferes Tiradentes.  Homem de espírito empreendedor e voltado para os anseios de servir ao Senhor cada vez melhor, nunca mediu esforços para melhorar as condições espirituais dos irmãos. O Templo da Igreja Central já era pequeno para comportar os seus membros,e isto tornou-se uma preocupação para o pastor Cerqueira. Foi nesse pensamento que Deus o impulsionou para compra de um terreno situado na Avenida Ernesto Matiolle, 1220, onde foi construída a nova sede pelo exercício da fé. A igreja local possuía pouco mais de 30 membros em 1957; hoje conta com mais de  1.300  em Lavras e 3.200 no campo. Por quase 20 anos apresentou o programa ” A Voz da Esperança” na Rádio Cultura de Lavras.

O trabalho do Pastor Cerqueira deixou sua marca na cidade de Lavras e região. O sepultamento de Pastor Antônio será neste sábado em horário ainda não definido pela família.

 

Veja também