Lula sanciona lei que cria Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data escolhida foi 12 de março, em referência à primeira morte registrada pela doença no Brasil, em 2020.

Segundo o governo federal, o objetivo é homenagear as mais de 700 mil vítimas da pandemia e reforçar a importância da memória coletiva diante de uma das maiores crises sanitárias da história do país.

Ao anunciar a sanção, Lula afirmou que a medida também representa um compromisso do Estado brasileiro com a defesa da vida, da ciência e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. O presidente ainda destacou a importância de ouvir especialistas em momentos de crise sanitária, afirmando que muitas mortes poderiam ter sido evitadas caso orientações científicas tivessem sido seguidas durante a pandemia.

O governo também aproveitou o anúncio para reforçar a defesa da vacinação e o combate à desinformação. De acordo com dados apresentados, o Brasil voltou a registrar crescimento na cobertura vacinal infantil em 2025,
interrompendo a sequência de quedas observada até 2022.

A criação da data nacional acontece em meio a novos debates sobre saúde pública, vacinação e preparação do país para futuras emergências sanitárias.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Você não pode copiar conteúdo desta página