A data será celebrada anualmente no terceiro domingo do mês de maio e tem como objetivo reconhecer, valorizar e apoiar mães atípicas, tias, avós, madrinhas e demais cuidadoras de pessoas com deficiência, condições raras ou neurodivergência.
De acordo com a lei, o dia busca promover o autocuidado, o apoio emocional e a visibilidade da sobrecarga enfrentada por essas cuidadoras, além de estimular políticas públicas e a realização de eventos, rodas de conversa, campanhas e oficinas de bem-estar.
A celebração contará com o apoio das secretarias municipais e articulação com conselhos municipais e organizações da sociedade civil.
A lei entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial do Município.
A iniciativa representa mais um avanço no apoio às famílias atípicas em Lavras, cidade que já possui outras políticas de inclusão para pessoas com deficiência e autismo.




