Lavras: Grupos farão ato a favor do voto impresso no domingo

 

 

Grupos de Lavras sairão em carreata pela cidade no dia 01 de agosto, próximo domingo às 10h, com  o objetivo de sensibilizar nossos representantes no Congresso Nacional por mais segurança e transparência nas eleições brasileiras.

Os organizadores acreditam que é importante manifestar apoio aos inúmeros movimentos nacionais que se declaram favoráveis à implementação do VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL nas eleições e também à CONTAGEM PÚBLICA TOTAL DOS VOTOS nas apurações dos pleitos.

Declararam ainda que, segundo dados apresentados pelo relator da PEC 135/2019 – o deputado Felipe Barros,  apenas 3 países no mundo ainda usam essas máquinas de primeira geração, sendo o Brasil um deles. (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/so-brasil-bangladesh-e-butao-usam-urna-eletronica-sem-comprovante-do-voto-impresso.shtml) e que esse modelo de urna utilizado atualmente no país desde 1996 não permite a realização de uma auditoria,  caso necessário, conforme conclusão de auditoria autorizada pelo TSE e realizada em 2014 a pedido do PSDB nas eleições presidenciais daquele ano.

(https://www.psdb.org.br/ro/auditoria-do-psdb-nas-urnas-eletronicas-mostra-que-sistema-eleitoral-brasileiro-e-vulneravel/)

Segundo Walter Del Picchia, professor da Escola Politécnica da USP, “em todo o mundo onde se usa voto eletrônico, excluindo-se o Brasil, modelos de primeira geração já foram abandonados, devido à sua inerente falta de confiabilidade e absoluta dependência do software (ou seja, modificações intencionais ou erros não detectados no software poderiam causar erros não detectados nos resultados da votação). O fato é que as urnas eletrônicas brasileiras são as mais atrasadas dentre as usadas na dezena de nações que praticam a eleição eletrônica.” (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/so-brasil-bangladesh-e-butao-usam-urna-eletronica-sem-comprovante-do-voto-impresso.shtml )

Sendo assim, os manifestantes acreditam que é necessário e urgente atualizar nosso sistema de eleições adotando urnas mais modernas e seguras, como as de segunda e terceira gerações usadas por países como Bélgica, Rússia, Índia, Canadá, México, Venezuela, Peru (segunda geração) e Argentina, Equador, Israel, EUA (terceira geração), para assim garantir mais transparência e confiabilidade nos resultados.

O evento terá como ponto-base a Expolavras, a partir da 9h, e a carreata está marcada para sair  às 10, passando pelos prontos principais da cidade.

Os organizadores procuram mobilizar a população lavrense e de cidades vizinhas, pelas redes sociais  e outros meios, para aderirem à manifestação popular e reforçam a necessidade de manutenção das medidas de segurança sanitária no combate à pandemia (uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social).

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias