IBAMA/Lavras realizou fiscalização em madeireiras da região

 

O Ibama tem realizado em todo país a  Operação Sinapse  com o objetivo de monitorar as movimentações de produtos florestais no Sistema de Controle de Produtos Florestais (SISDOF).

Na última semana, a Unidade técnica do IBAMA em Lavras, por meio de seus Agentes Ambientais, realizou fiscalização em cinco madeireiras nos municípios mineiros de Bambuí, Três Pontas, Monte Sião, São João Del Rei e Lavras. Foram conferidos os documentos das empresas, fiscalizados os pátios e constado em todas elas fraude no recebimento de madeira serrada de essências nativas oriundas da região amazônica.

A fraude no SISDOF consistiu em recebimento pelas madeireiras de madeira com peças de comprimento superior a oitenta centímetros, enquanto no sistema oficial e documentos que guiaram os produtos constavam madeira curta/resíduos (comprimento < 80 cm). Com isso estão utilizando créditos de madeira curta para “legalizar” madeira extraída ilegalmente na região amazônica. Em razão da fraude as empresas foram multadas, totalizando R$ 54.709,11 e apreendidos 182 m³ de madeira. Parte da madeira apreendida encontra-se depositada no galpão do IBAMA em Lavras.

*Fonte: IBAMA Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias