Eclipse e Superlua de Sangue serão visíveis no Brasil na madrugada desta segunda (21)

Na madrugada desta segunda-feira (21/01), ocorre o fenômeno conhecido como Superlua de sangue e perguntamos a quem entende do assunto sobre o que seria esse fenômeno e na nossa região se seria possível de se ver. Quem respondeu nosso questionamento foi o astrônomo amador Marcos da Silva, membro da Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON).

Lavras24h: Marcos, o que exatamente irá ocorrer na madrugada desta segunda?

“Nós teremos um evento astronômico maravilhoso de se ver. Um eclipse lunar total. Esse evento é um dos mais bonitos e mais fáceis de se observar por não ser necessário o uso de nenhum equipamento, como telescópios e binóculos, sendo facilmente perceptível a olho nu.

O evento será um eclipse lunar de perigeu, momento esse em que a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra (aproximadamente  353.171,5 km) e devido ao alinhamento entre Lua, Sol e Terra- a Lua cruza uma parte do espaço onde está a sombra do nosso planeta, e por isso ela será vista com uma cor avermelhada e não cinza/branca como de costume.”

Lavras24h: Será possível observarmos de Lavras e cidades da região?

Infelizmente teremos um tempo nublado, porém vale dizer que o evento será visível em todo o território nacional, e em nossa região terá seu início às 00h40m do dia 21 de janeiro. Portanto, na madrugada de domingo para segunda.

Lavras 24h: Por que a Lua fica vermelha?

A Lua ficará avermelhada no momento em que atingir um ponto conhecido como “Umbra”, instante esse em que ficará completamente encoberta pela sombra da Terra, mas como a luz solar não é totalmente bloqueada pela nossa atmosfera  a frequência do espectro visível que chega à Lua se aproxima do vermelho, e por conseqüência a vemos nessa cor. Isso se chama “Dispersão de Rayleigh”.

Fotos do último eclipse, em 27 de julho de 2018. (Marcos Silva)

Lavras24h – fale sobre o eclipse

Durante seu Perigeu, a Lua fica aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante, mas somente pessoas acostumadas a observar o satélite natural da Terra munidos de telescópios conseguem perceber essa mudança de tamanho aparente. Já o brilho é perceptível por qualquer pessoa.

O ponto máximo do eclipse será por volta das 02h 49m e seu fim, quando a Lua sair da “Penumbra” será por volta das 05h 47m, ou seja, durará toda a madrugada. O próximo eclipse lunar visível em nossa região será no dia 16 de Julho e será um eclipse parcial. Nesse mesmo mês teremos um maravilhoso eclipse solar parcial no pôr-do-Sol dia 02 de julho.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias