Defesa Civil orienta sobre os cuidados com as chuvas neste período

05/01/2019

Neste período de verão, a Defesa Civil de Lavras, ligada à Secretaria Municipal de Obras, Regulação Urbana e Defesa Civil, reforça junto aos moradores algumas medidas preventivas que devem ser adotadas durante as chuvas fortes.

Desligue imediatamente os aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Todos devem ficar atentos ao nível da água dos córregos e ribeirões e não devem se arriscar a atravessar áreas de inundação ou alagadas. Vale lembrar que o lixo ou entulho jogado nas encostas, terrenos baldios, bueiros, quintais, córregos ou na rua podem entupir o sistema de drenagem pluvial, causando  danos à residências ou alagamento nas ruas.

Os materiais de obras que ficam depositados nas ruas também são um grande problema, pois com as chuvas eles são levados e acabam entupindo os bueiros. É importante que o morador verifique a legislação vigente e evite transtornos e multas. Vide em anexo CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE LAVRAS

Em relação a construções a orientação é evitar fazer cortes em taludes (barrancos) e movimentação de terra, principalmente durante o período chuvoso. A retirada pode causar a ruptura do local e causar acidentes. Também devem ser evitadas construções próximas a taludes e muros de contenção.

A Defesa Civil do município lembra que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e orienta que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma, procurem um lugar seguro e acionem o atendimento de emergência:

– De segunda a sexta das 8h às 17h ligue para a Defesa Civil no telefone 199;

 – e nos demais dias e horários ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Você também pode gostar