Após 43 novos casos de Covid-19 confirmados, Prefeitura de Extrema decide fechar comércio

A confirmação de 43 novos casos por coronavírus em Extrema (MG) na sexta-feira (5) fez a prefeitura reforçar as medidas contra a doença e publicar um decreto que fecha o comércio da cidade a partir deste domingo (7). Apenas serviços essenciais continuam em funcionamento.

A medida passa a valer às 23h59 deste domingo e vai até às 6h do dia 15 de junho. O decreto pode ser alterado a qualquer momento e ser prorrogado de acordo com a evolução da Covid-19 em Extrema.

Entre as suspensões, estão eventos e reuniões com aglomerações de pessoas, eventos religiosos, academias, clínicas de estética, além do acesso de veículos de turismo na cidade. Além disso, a prefeitura suspendeu visitas a pacientes com coronavírus internados na rede pública ou privada de saúde.

Casos em restaurante

A confirmação dos 43 casos foi da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, os novos registros ainda não entraram no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado neste sábado (6).

Segundo a prefeitura, o feriadão de São Paulo pode ter causado as mais de 40 contaminações por Covid-19 em membros de duas famílias. Uma das famílias é proprietária de um restaurante às margens da Fernão Dias e pessoas do Estado de SP podem ter passado pelo local.

Entre os contaminados estão o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Marinho, e a chefe de Gabinete da prefeitura. A Câmara divulgou uma portaria que decidiu suspender os trabalhos presenciais. A partir de segunda-feira, os vereadores trabalham de casa.

A cozinheira do restaurante também foi infectada e pode ter transmitido a doença para os parentes. Os donos divulgaram em uma rede social que o restaurante foi fechado por tempo indeterminado e que todos os infectados estão com quadro leve, em isolamento domiciliar e são acompanhados por uma Unidade Básica de Saúde.

Leitos ocupados

O hospital referência no tratamento da Covid-19 em Extrema e região tem 10 leitos destinados a pacientes com a doença. A unidade abrange uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes de 20 cidades.

No momento, os leitos para Covid-19 do Hospital São Lucas tem 100% de ocupação. “Quando uma pessoa precisa de um leito hospitalar e não há disponibilidade na instituição mais próxima, eles alocam para outro hospital de referência. Os de Extrema e região vão pra Pouso Alegre, mas depende também da disponibilidade”, explicou o diretor Fabrício Bergamin.

Uma área é isolada para este tipo de atendimento. Ainda segundo o diretor, nos últimos dias houve aumento no número de atendimentos, o que aumenta a chance dos casos estarem relacionados ao feriadão de São Paulo.

“Essa semana nós vimos um aumento tanto nos boletins com novos infectados, tanto também nos pedidos de internação de pacientes já com áreas comprometidas no pulmão. Acreditamos que o feriado possa ter contribuído sim”.

Coronavírus em Extrema

Com estas novas confirmações feitas pela prefeitura, Extrema é a cidade do Sul de Minas com mais casos do novo coronavírus. De acordo com a administração municipal, são 162 contaminações pelo novo coronavírus, sendo quatro mortes causadas pela doença.

Entretanto, no balanço estadual da SES, a cidade segue com 115 casos, sendo três mortes.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest