Alunos surdos do CENAV são aprovados em Curso de Pedagogia Bilíngue

Por meio do CENAV (Centro de Educação e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais), a Secretaria Municipal de Educação oferece atendimento educacional especializado a alunos surdos e cegos, no contra-turno escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, adaptando e produzindo materiais pedagógicos, orientando as famílias, preparando e encaminhando para o mercado de trabalho. O CENAV também disponibiliza atendimentos fonoaudiológico, psicológico e terapêutico ocupacional

Agora, seis desses alunos foram aprovados no Curso de Pedagogia Bilíngue, recém criado em Lavras. “É com muito orgulho que nós parabenizamos nossos alunos surdos: Angela, Danielle, José Vitor, Lara, Camila e Kethylin  aprovados no curso de Pedagogia Bilingue”, disse Jocione Aparecida Marmontelo, coordenadora do CENAV.

O Curso de Pedagogia Bilíngue

A convite do MEC (Ministério da Educação e Cultura), o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES-RJ) assumiu a responsabilidade de implementar o Curso de Pedagogia Bilíngue, de acordo com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Dentro dessas ações, Lavras recebeu pólo do curso na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O curso tem o objetivo de formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão escolar em espaços não-formais.

No Brasil são 12 pólos, cada um com 30 estudantes. Eles são distribuídos conforme orientação do MEC, da seguinte forma: dois pólos por região, salvo os três pólos designados a atender a Região Nordeste. Além disso, há um pólo na sede do INES. Assim, são 360 estudantes contemplados no país.

*Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias