Advogado lavrense explica oportunidades de como crescer na pandemia

 

A pandemia COVID-19 foi causadora do fechamento de vários negócios. Cerca de 1,3 milhão de empresas brasileiras estavam paralisadas ou tinham fechado as portas em definitivo na primeira quinzena de junho, estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse universo, 522,7 mil empresas (39,4%) atribuíram o movimento à pandemia de covid-19.

O Dr. Gilberto Bergamin Neto é advogado em direito empresarial, Sócio-fundador da Câmara Brasileira de Arbitragem e Mediação – Arbitrare, Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/LAVRAS e Membro da International Franchising Association além de possuir MBA em Marketing em Negócios Digitais e nesta entrevista elucidará alguns pontos aos nossos leitores.

Gilberto, quanto o empresariado lavrense sofreu com a pandemia e quais os cenários o senhor prevê para o ano de 2021?

Marco, o empresariado sofreu muito neste momento.

As empresas lavrenses ainda são em sua maioria pequenos negócios, de pessoas com muita dedicação mas pouco conhecimento técnico em administração.

Passar por quase um ano todo de baixas vendas fez diversos negócios tradicionais de nossa cidade falirem. Contudo, acredito muito na força do empreendedor e creio que o ano de 2021 será um ano de vitórias.

Quais as dicas o senhor tem para que estes empresários consigam prever crises e momentos de instabilidade?

Quem disser que estava preparado para pandemia está mentindo. Todos fomos pegos de surpresa, mas dá pra correr menos riscos sim!

Em primeiro ponto, em minha área os contratos ainda são muita das vezes pegados na internet. Usar modelos prontos e que não tem relação com seu negócio são o verdadeiro ‘‘barato que sai caro’’.

Uma boa assessoria jurídica tende a ser pelo menos 5 vezes mais barata do que não a ter. A profissão de advogado ainda é vista como gasto elevado para problemas, mas isso não é a realidade.

Buscar um advogado para prever problemas é uma solução barata e efetiva.

Quais modelos de negócio se desenvolveram melhor nessa pandemia?

Mesmo diante de um cenário de incertezas consequente da pandemia, o mercado de franquias não parou de crescer. Principalmente para aquelas pessoas que sempre sonharam em ter um negócio e que agora estão desempregados ou precisando de uma nova trajetória profissional.

Inicialmente, vale lembrar que franquia é um tipo de negócio que tem como característica permitir um terceiro, conhecido como franqueado, usar e comercializar uma determinada marca já testada e com maturidade de mercado.

Dessa forma, por já contar com uma grande marca por trás, os empresários correm menos risco de desanimarem no primeiro desafio ou abrirem um negócio com maiores chances de falência.

Além disso, uma das vantagens de investir em franquia durante uma crise é a possibilidade de se conhecer melhor como empresário e descobrir os seus pontos fortes e fracos. Assim, estudar e buscar aprender sobre esses pontos que precisam ser aprimorados.

Entrevista dada em 25 de novembro ao redator Marco Aurélio obedecendo todos os protocolos de saúde.

Gilberto Bergamin Neto
OAB/MG 200.428

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias