Academias, bares e restaurantes voltam a funcionar em Varginha

Após 37 dias de suspensão de serviços por conta do coronavírus, academias, bares e restaurantes de Varginha (MG) voltaram a funcionar nesta segunda-feira (27). Ao todo, os donos de estabelecimentos devem cumprir até 30 regras para garantir a segurança de funcionários e clientes na retomada das atividades.

No caso das academias, puderam voltar a funcionar nesta segunda categorias como musculação, estúdios de yoga, pilates, atividades como crossfit e atendimento de personal trainer. Entre as principais medidas, estão a disponibilização de álcool em gel, reforço na limpeza, além de uso apenas com hora marcada.

Há também um limite máximo de alunos. Pessoas em grupos de risco não podem frequentar academias. O movimento na manhã desta segunda ainda foi pouco intenso.

“Nesse período da manhã é um horário que é bem cheio com as aulas coletivas e não teve as aulas coletivas. Então isso já diminuiu muito o número de pessoas que vieram para a academia”, explicou Giovani Ribeiro, dono de uma academia em Varginha.

Os clientes devem usar máscara durante as atividades. “Cada equipamento que se usar, a gente limpa antes e higieniza depois novamente para que o próximo possa usar”, contou a administradora Flávia Nunes.

Os funcionários também dever tomar precauções, como evitar contato muito próximo ao aluno e dar prioridade à explicação verbal, sem contato com aparelhos. Também é exigido o distanciamento de equipamentos, sinalizações no chão, fechamento para limpeza do local por 15 minutos na troca de turmas e funcionamento das 6h às 22h.

“Foi feita uma reunião com todos os proprietários de academias pra ver as possibilidades que nós teríamos de fazer a reabertura consciente. Uma vez feita essa reunião, os proprietários já começaram a adequar os espaço, preparar o material, educar os colaboradores e clientes”, reforçou Giovani.

Restaurantes e bares

Para restaurantes, bares e lanchonetes, é obrigatório respeitar um espaço maior entre mesas e manter talheres e copos descartáveis. Nos caixas, é preciso ter uma proteção. O serviço de buffet e rodízio estão proibidos.

“Durante esse período do fechamento, atendíamos apenas com delivery ou retirada. E agora a gente está abrindo para o público com o prato executivo”, explicou Flávio Duffles, sócio-proprietário de um restaurante da cidade.

Coronavírus em Varginha

Segundo estimativas do Governo do Estado de Minas Gerais, o pico da doença deve ser apenas no início de junho. Mesmo assim, a prefeitura de Varginha afirma que os planos de trabalho e a rede pública de saúde são suficientes para garantir uma retomada segura.

“A maior parte hoje que está sendo usada do nosso CTI, dos nossos leitos, é de outras doenças. Foi feito um estudo com os médicos e nós chegamos a conclusão, agora estamos avançando neste hospital de campanha, vamos ter 55 leitos, sendo que 11 serão com respiradores, CTI também, UPA está sendo mais equipada. Nós acreditamos que seguindo essas medidas de evitar que o avanço da doença tenha uma aceleração, nós acreditamos que vamos atender bem a população”, explicou o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante).

Salões de estética, praças de alimentação, cinemas e o shopping continuam fechados. “Todos os segmentos que estamos promovendo a abertura têm apresentado um plano de trabalho. Nossa equipe da Vigilância Sanitária faz uma avaliação e verifica se aquele plano de trabalho atende àquela atividade. O shopping está apresentando este plano para que nós possamos avaliar e vamos ver de que forma será reaberto”.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias