6 lugares para se refrescar durante a ‘onda de calor’ aqui na Região

A nossa Região enfrenta uma prolongada e intensa onda de calor nos próximos dias, com temperaturas alcançando quase 40°C em algumas cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de alerta dessa condição, inicialmente considerada de perigo potencial, para grande perigo. O aviso do Inmet, vigente de 13/11/2023 às 10:55 até 17/11/2023 às 23:59, destaca o risco à saúde devido a temperaturas 5ºC acima da média por mais de 5 dias consecutivos.

 

Fonte: Portal INMET
Fonte: Portal INMET

Diante desse cenário, selecionamos 6 lugares na região que podem servir como refúgio para amenizar o calor, e temos um convite pra vocês no final

1. Lavras – Quedas do Rio Bonito:

O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, também conhecido como Parque Municipal Florestal Abraham Kasinski, é uma propriedade particular aberta ao público em Lavras. Com uma área de 235 hectares e remanescentes da mata atlântica, o parque oferece uma diversidade de espécies e vegetação primitiva. Além das cachoeiras, possui uma infraestrutura completa com piscinas, restaurante, trilhas para caminhada e mirante.

Foto: Thalles Rezende – Blogspot
Foto: Thalles Rezende – Blogspot
Foto: Site Quedas do Rio Bonito
Foto: Site Quedas do Rio Bonito

2. Carrancas:

Conhecida como a “Terra das Serras e Cachoeiras”, Carrancas oferece cerca de 60 atrações em seu complexo de cachoeiras. Oferecendo várias opções, pequenas, volumosas , mas todas, com paisagens exuberantes. Essas cachoeiras são parte dos encantos da Estrada Real, um roteiro inspirado na antiga rota colonial que transportava ouro e diamantes de Minas Gerais até o litoral.

Fundo do Escorrega
Cachoeira Fundo do Escorrega – Fotos: Carrancas.com.br
Cachoeira da Proa
Cachoeira da Proa – Fotos: Carrancas.com.br
Zilda
Cachoeira da Zilda -Fotos: Carrancas.com.br

3. São Tomé das Letras:

São Tomé das Letras é um destino certo para quem busca belezas naturais e quer se refrescar. Com mais de 20 cachoeiras catalogadas, a cidade oferece opções para todos os públicos, incluindo pontos famosos como a piscina do Sobradinho, Shangrilá, Vale das Borboletas, Véu da Noiva e Cachoeira Paraíso, muitas delas com entrada gratuita.

Gruta do Sobradinho – Foto: Grutadosobradinho.com.br
Cachoeira Shangri-lá - Foto: Tripadivisor
Cachoeira Shangri-lá – Foto: Tripadivisor
Vale das Borboletas - Foto: Guia da Estrada Real
Vale das Borboletas – Foto: Guia da Estrada Real

4.Boa Esperança

Às margens do Lago de Furnas, Boa Esperança oferece opções refrescantes, como a Avenida Beira Lago, repleta de restaurantes, e a Praia do Bicano, considerada a principal praia de água doce em Minas Gerais, com infraestrutura completa.

Praia do Bicano - Foto: Facebook Praia do Bicano
Praia do Bicano – Foto: Facebook Praia do Bicano
Praia do Bicano - Foto : Facebook Praia do Bicano
Praia do Bicano – Foto : Facebook Praia do Bicano

 

Lago dos Encantos - Foto: Varginha Digital
Lago dos Encantos – Foto: Varginha Digital

5. Luminárias 
Luminárias oferece diversas cachoeiras, algumas ainda não exploradas turisticamente. Destacam-se a Cachoeira Esmeralda, Cachoeira da Pedra Furada e Cachoeira da Serra Grande. A Cachoeira Esmeralda, preservada e acessível por trilha, é especialmente encantadora pela cor verde de suas águas.

Cachoeira Esmeralda - Foto: Guia da Estrada Real
Cachoeira Esmeralda – Foto: Guia da Estrada Real
Cachoeira Pedra Furada- Foto: Prefeitura de Luminárias
Cachoeira Pedra Furada- Foto: Prefeitura de Luminárias
Cachoeira Serra Grande - Foto: Prefeitura de Luminárias
Cachoeira Serra Grande- Foto: Prefeitura de Luminárias

6. Itumirim 

Itumirim é um destino turístico com foco predominante no ecoturismo, destacando-se por suas diversas cachoeiras, como a Cachoeira das Aranhas, Cachoeira do Engenho, Cachoeira do Paraíso, Cachoeira das Andorinhas e Cachoeira dos Cruzes. Uma curiosidade interessante é que “Itumirim” é um termo de origem tupi que significa “cachoeira pequena”, através da junção dos termos ytu (“cachoeira”) e mirim (“pequeno”),

As cachoeiras são as principais atrações do município, com especial destaque para a Cachoeira do Engenho, caracterizada por uma imponente queda d’água.  Outra atração notável é a Cachoeira das Aranhas, rodeada por um complexo de serras, oferece uma paisagem deslumbrante.

 

Cachoeira das Aranhas - Foto: Turismo em Minas Gerais
Cachoeira das Aranhas – Foto: Turismo em Minas Gerais
Cachoeira do Engenho - Foto: Marcelo Lagatta
Cachoeira do Engenho – Foto: Marcelo Lagatta

Agora, convidamos a todos a explorar e compartilhar esses tesouros locais. Que tal postar fotos dos lugares sugeridos ou apresentar novas descobertas? Utilize nossas dicas e marque-nos no Instagram (@lavras24horas). Vamos juntos celebrar as maravilhas que nossa região tem a oferecer, inspirando outros a se aventurarem por esses cenários espetaculares. A beleza local merece ser conhecida e compartilhada por todos!

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias