Obras de duplicação da Ponte Branca começam no dia 24

 

A obra de duplicação da ponte sobre o leito ferroviário na Rua Naná Pádua Silva, conhecida como “Ponte Branca”, no bairro Cascalho, terá início no dia 24 de setembro, segunda-feira. A obra foi licitada por um valor global de R$ 1.289.521,71 milhão, recurso próprio do município.

O serviço será executado na Ruas Naná de Pádua e Avenida Michel Mansur, a obra exige mudança no trânsito e a interrupção do fluxo de veículos naquelas vias e na ponte. A previsão de termino da obra é de nove meses.

A duplicação da “ponte branca” é uma antiga reinvindicação dos moradores dos bairros Cascalho, Vila Rica, Vila Alzira, dentre outros bairros da região. Seu local é estratégico, pois é uma opção para quem sai da zona sul e vai para a Universidade Federal de Lavras (Ufla) ou zona norte, por exemplo. O motorista segue pela Naná de Pádua até a avenida Álvaro Augusto Leite, depois segue até a Avenida Duque da Rocha que leva até o portão do SindUfla, no campus da Universidade, ou pode entrar na Perimetral já no bairro Nova Lavras. Assim, a melhoria vai contribuir para desafogar o trânsito na Avenida Sylvio Menicucci, trazendo benefícios para toda a cidade.

Saiba mais sobre a obra

Será construída ao lado da ponte existente a outra ponte, elas serão emendadas e se transformarão numa única passagem, a ponte existente terá ganho na largura, pois os dois passeios estreitos serão demolidos, o que resultará num ganho de cerca de um metro na largura de sua pista de rolamento.

Um novo passeio será construído no mesmo nível dos passeios das edificações da rua, fazendo com que os pedestres não tenham desvios em seu caminho como é hoje. Também terá modificações no guarda-corpo da ponte, o existente tem cerca de 80 centímetros e o novo terá mais de dois metros de altura e no alto será curvo para dentro da ponte, isso para evitar que alguém suba no guarda-corpo. A estrutura é conhecida como “guarda-corpo anti-suicídio”.

A Construtora ganhadora da licitação recebeu do Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras, um projeto básico e coube a ela a elaboração do projeto definitivo, que se encontra na FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) para aprovação. A obra que vai iniciar na segunda-feira, dia 24, está fora da faixa de domínio da FCA, é uma obra de drenagem pluvial das cabeceiras da ponte, serão construídas galerias que vão captar a água de chuva e promover seu lançamento em local adequado, diferente do que existe hoje.

*Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Lavras

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias