Imunização contra a gripe ainda é considerada baixa em Lavras

19 de maio de 2017

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está finalizando e até o momento apenas 60,4% da população entre os grupos prioritários procuraram os postos de vacinação em Lavras. É muito importante que as pessoas que têm direito a vacina procurem uma sala de vacinação.

A vacinação antes do início do período de inverno é importante, pois no inverno a aglomeração de pessoas em locais fechados facilita a disseminação da doença. Além disso, a vacina precisa de um determinado tempo para estimular o sistema imunológico e conferir proteção ao vacinado.

Em Lavras até sexta-feira, dia 12, apenas 31% das pessoas do grupo prioritário havia procurado os postos de saúde para se imunizarem, no sábado, o Dia D da campanha, o número saltou de 31% para 60,4%, o que ainda é baixo. Além disso, alguns grupos estão com a procura muito baixa, como é o caso das gestantes e crianças menores de 5 anos.

A vacina é gratuita e distribuída para os grupos considerados prioritários. São prioritárias as crianças de 6 meses a 5 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos, além dos professores.