Vereador Lila prestou homenagem a Nilton Haddad e Grupo Fraterno Filhos da Luz

A Câmara Municipal de Lavras realizou nesta segunda-feira, dia 11, uma sessão solene de homenagens a várias personalidades do município.

O vereador Elias Freire Filho prestou homenagem ao lavrense Nilton Haddad e o Grupo Fraterno Filhos da Luz. A eles foi entregue uma placa durante a solenidade.

Nilton Haddad

Natural de Lavras, filho de Rita Haddad e Tuffy Haddad no qual já foi presidente da câmara municipal em 1955/1958/1961, casado com Elaine Maculan Correia Haddad e dessa união tiveram três filho: Guilherme, Thaynara e Eduardo. Em 1988, Nilton assumiu a presidência do Fabril em meio a uma crise e formou sua diretoria, entrou para a história por ser o presidente mais novo do futebol mineiro e por conquistar o titulo de campeão mineiro do interior, virou manchete em todos os jornais da capital tornando-se Lavras conhecida em todo Brasil.

Grupo Fraterno Filhos da Luz

O Grupo Fraterno Filhos da Luz surgiu despretensiosamente a partir da iniciativa de Aroldo Machado e Breno Junqueira que, em 2012, ao serem abordados por um homem necessitado de auxílio na viagem de volta para sua cidade natal, perceberam como pequenas ações tomadas por nós podem fazer a diferença na vida de outras pessoas.

A partir deste momento, os dois amigos começaram a se reunir semanalmente aos sábados à noite, para preparar e levar um lanche até as pessoas que se encontravam nas ruas. O lanche era feito de pão com manteiga e chocolate quente, que tinha como função minimizar a fome e aquecer do frio daqueles que estavam sob tão penosas condições nas ruas.

Desde então, tornando-se corriqueiras essas reuniões semanais, a ideia conquistou o coração de outras pessoas que foram se juntando à causa, até o momento em que o grupo tomou proporções para a multiplicação do trabalho. O grupo se dividiu em duas equipes e as visitas passaram a ser feitas no sábado e no domingo. Além do pão e do leite, as visitas tinham como objetivo conhecer as necessidades mais imediatas daquelas pessoas que se encontravam em condição de vulnerabilidade nas ruas, bem como procurar encaminhar aqueles que desejassem, por ventura, buscar tratamento para os vícios.

Em 2014, o grupo foi registrado na condição de Organização Não Governamental (ONG) e formalizou seus documentos com a ajuda do Governo Municipal de Lavras. Sob a inspiração de Antônio Eustáquio Santos, adotou o nome Grupo Fraterno Filhos da Luz, uma vez entendido que todos nós, seres humanos, temos o direito de receber o auxílio que nos preserve a dignidade, assim como todos trazemos em nós, a capacidade de auxiliar e fazer luz com nossas próprias ações.

Até o presente ano (2018), o grupo tem mantido fielmente a disciplina de se encontrar, preparar o lanche que mata a fome do estômago e levar, também, o carinho que mata a fome da alma. Os encontros acontecem na Sociedade Espírita Ismael, que cede a cozinha e seus aposentos na preparação dos materiais. Nestes seis anos de causa, o trabalho só foi possível devido, primeiramente, a Deus e aos inumeráveis corações que têm doado tempo, carinho e os recursos materiais necessários ao trabalho.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias