Vazamento de Gás mobiliza Bombeiros e Polícia Militar na tarde deste Domingo

Publicado em 19/04/2015
Mobilização dos bombeiros na lanchonete. Foto enviada por um leitor do Lavras 24 horas
Militar leva botijão para o meio da rua.Foto enviada por um leitor do Lavras 24 horas

Militar leva botijão para o meio da rua.Foto enviada por um leitor do Lavras 24 horas

 

Um vazamento de Gás assustou moradores  e mobilizou Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, na tarde deste domingo (19), no cruzamento das ruas Chagas Dória com a Lourenço Menicucci, no Centro de Lavras.

O cheiro forte  de gás que vinha de uma tradicional lanchonete da cidade, chamou a atenção da população que acionou os militares. A filha dos donos do estabelecimento esteve no local para acompanhar o trabalho dos BMs.

Segundo os bombeiros, o vazamento foi provocado pelo rompimento de mangueira de um botijão P13, muito usado em residências. Os militares por precaução isolaram a área e levaram o botijão para fora do estabelecimento, até que fosse esvaziado. Ningúem se feriu. As fotos forma enviadas por um leito do Lavras 24 horas, que preferiu não se identificar.

O Corpo de Bombeiros orienta a população sobre os cuidados que se deve ter com os botijões de Gás:

– Ao receber o botijão, passe algum produto espumante, como detergente, para detectar vazamento. Recipientes com corrosão devem ser rejeitados.

–  As argolas inferiores precisam oferecer proteção à calota dos recipientes e as superiores devem oferecer proteção às válvulas e aos dispositivos de segurança e permitir o manuseio seguro.

–  Não vire ou deite o botijão, pois caso exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida e pode provocar graves acidentes.

– Pode ocorrer vazamento de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à válvula. Caso isso aconteça, a orientação é que desenrosque o cone-borboleta e repita a instalação.

– Se o vazamento continuar, nunca deve usar procedimentos improvisados, como cera, sabão ou outros produtos para tentar eliminá-lo, abra bem as janelas e  as portas para arejar o local, não fume, não acenda nenhum tipo de chama e nem provoque nenhum tipo de faísca, como acender interruptores de luz. E ligue imediatamente para o número 193.

 

 

Veja também