Vacinação contra gripe retornará aos postos de saúde na quarta-feira (20)

Publicado em 16/04/2016

A grande adesão da população lavrense à campanha de vacinação antecipada contra o vírus da gripe H1N1 – a chamada gripe suína, fez com o estoque de nove mil doses do medicamento desparecesse dos estoques dos pontos de vacinação em Lavras.

O mutirão de vacinação que começou no inicio na tarde de quinta-feira, dia 14, em mais de dez pontos da cidade (veja reportagem nessa edição), acabou um pouco mais de 24h depois, já na tarde de ontem, quando muitos postos anunciaram o fim dos seus estoques. A Secretária de Saúde de Lavras informou que na próxima quarta-feira, dia 20, 15 mil doses restantes da vacina serão aplicadas nos pontos de vacinação.

A reportagem do Lavras 24 Horas acompanhou a longa jornada enfrentada pelos moradores para conseguirem serem imunizados pelo vírus que contaminou quatro pessoas em Lavras, matou uma delas, e que conta com um total de 17 notificações no município. Na maioria dos postos houve filas quilométricas sob um sol forte no qual os moradores tiveram que enfrentar algumas horas.

A vacinação dessa primeira fase privilegiou o chamado grupo de risco: gestantes; funcionários de saúde, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, mulheres até 45 dias pós-parto, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos – pessoas com asma, cardiopatas, diabéticos, portadores de HIV e pacientes renais.

A Secretária Municipal de Saúde informou que a próxima fase da campanha de vacinação acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20, quando 15 mil vacinas serão aplicadas nos seguintes postos d vacinação: Posto Chacrinha ; PSF1 Novo Horizonte; PSF2 Lavrinhas; PSF 3 Cohab; PSF 4 Serra Verde; PSF 5 Vale do Sol; PSF-6 Vila São Francisco; PSF 7 Jardim Floresta; PSF 9 São Vicente; PSF 10 Zona Rural; PSF 11 Paulo Henrique Celani; PSF 13 Cruzeiro do Sul; PSF 15 José Cicarelli e PSF 17 Dirceu de Castro Rezende. A vacinação acontecerá entre 8h e 17h.

Veja também