Vacina da gripe começa no dia 12 de abril; Entenda quem deve ser imunizado

 

 

Foram divulgadas as datas da nova Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A vacina começará a ser aplicada em 12 de abril e ficará disponível nos postos de saúde até 9 de julho de 2021.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é imunizar pelo menos 90% do público-alvo da campanha, que soma mais de 79,7 milhões de pessoas. Desta vez, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas deverão ser os primeiros a receber as doses.

Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) alerta que, apesar dos esforços para imunizar a população contra a covid-19, as outras vacinas não devem ser deixadas de lado. “Esse isolamento social que estamos vivendo não vai durar para sempre. A partir do momento que isso acabar, se não estivermos vacinados contra outras doenças, vamos ter uma massa de pessoas desprotegidas e vulneráveis a outros vírus”, explica.

Esse alerta vale principalmente para as crianças. “Nessa época de outono e inverno, os serviços de emergência pediátricos lotam com casos de doenças respiratórias. E as crianças são as principais transmissoras do vírus Influenza”, explica.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA DA GRIPE?

Em 2021, poderão se vacinar de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
– Gestantes e puérperas
– Povos indígenas
– Trabalhadores da saúde
– Idosos com 60 anos ou mais
– Professores das escolas públicas e privadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Forças armadas
– Caminhoneiros
– Trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário
– Funcionários do sistema prisional
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis

Em geral, a vacina da gripe é aplicada em dose única. No caso das crianças, nem sempre é assim. Para aquelas que serão vacinadas contra a gripe pela primeira vez, o esquema exige duas doses, sendo que a segunda deve ser agendada para 30 dias depois da primeira. Grávidas podem ser imunizadas em qualquer fase da gestação.

QUANDO A VACINA COMEÇARÁ A SER APLICADA?
A campanha de vacinação contra a gripe vai de 12 de abril a 9 de julho de 2021. Porém, ela será feita em três etapas:

– De 12 de abril a 10 de maio: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde

– De 11 de maio a 8 de junho: idosos com mais de 60 anos e professores

– De 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema carcerário, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas

A divisão dos grupos prioritários existe apenas para organizar melhor a distribuição das vacinas e evitar que os postos de saúde fiquem superlotados. Ou seja, mesmo que você tenha “perdido” o prazo estipulado para o seu grupo, ainda poderá receber a vacina até o último dia da campanha.

A vacinação será realizada simultaneamente em todos os 5.570 municípios do país e cada prefeitura tem liberdade para fazer ajustes no calendário. Por isso, é importante ficar de olho nos noticiários locais.

QUE CUIDADOS TOMAR NA HORA DE SE VACINAR?

Ainda estamos enfrentando uma pandemia e não dá para baixar a guarda em relação às medidas de proteção contra a covid-19. Quando for à unidade de saúde para se vacinar, use máscara, mantenha distância das outras pessoas e higienize sempre as mãos. Se estiver apresentando algum sintoma de gripe ou suspeita de contágio pelo novo coronavírus, não saia de casa e adie a vacina.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias