Vacina contra a covid-19 produzida pela UFMG deve ficar pronta até o ano que vem

 

 

Pesquisadores confirmam que a vacina da UFMG contra a covid-19 fica pronta até o ano que vem. A informação foi repassada aos deputados da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, que visitaram nessa sexta-feira (21) o Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas).

Atualmente, há sete vacinas contra o coronavírus em desenvolvimento na UFMG, além de kits de diagnóstico. Após eficácia de 100% na testagem em camundongos, a UFMG iniciou, no fim de abril, a testagem em primatas de um imunizante, batizado provisoriamente de Spintec.

Segundo dados da Universidade, entre as vacinas em desenvolvimento, a Spintec é a que apresentou os melhores resultados nos testes pré-clínicos. A fase de testagem com os macacos é pré-requisito da Anvisa para que a vacina entre na fase de testes clínicos em humanos.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, que preside a comissão, destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a pesquisa.

A Assembleia Legislativa também vai destinar mais R$ 30 milhões para as pesquisas da UFMG relacionadas à covid-19. O dinheiro virá do acordo judicial firmado com a Vale, como forma de reparação ao estado pela tragédia de Brumadinho.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias