UPA de Lavras é a primeira do país a oferecer tratamento com cânula para pacientes com Covid-19

10/06/2021

 

 

O Governo de Lavras, através da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de receber os três equipamentos “Precision Flow”, com tecnologia Hi-VNI (terapia de alta velocidade), que vão auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. Os aparelhos, que foram desenvolvidos nos Estados Unidos, já são usados em grandes hospitais do Brasil e Lavras é a primeira cidade do país a contar com esse tipo de equipamento em uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas.

Uma equipe de fisioterapeutas será treinada a partir desta quinta-feira, 10, para passar a utilizar os aparelhos durante atendimentos no Hospital de Campanha, da UPA.

O sistema Precision Flow com tecnologia Hi-VNI, desenvolvido pela Vapotherm, dá mais velocidade ao fluxo de oxigênio para pacientes com desconforto respiratório indiferenciado, podendo reduzir em até 80% a necessidade de intubação. O uso do sistema promove a reversão dos quadros de insuficiência respiratória pulmonar aguda, sem processos invasivos e em curto espaço de tempo.

A Secretaria Municipal de Saúde investiu cerca de R$ 150 mil na compra e instalação dos aparelhos, além do treinamento que será feito junto aos profissionais da UPA.

Como funciona

Uma cânula nasal de ponta estreita é inserida na narina do paciente, mantendo até 50% da narina desobstruída. A terapia é destinada a pacientes em respiração espontânea com necessidade de suporte ventilatório e oxigênio de forma precisa, sem necessidade de máscaras. A solução não é invasiva, por isso mais segura, permitindo desfechos de sucesso mais rápidos e eficazes. Tudo isso se traduz em menor tempo de internação e redução de custos para os hospitais.

O paciente não precisa ser sedado e pode falar, comer, beber e receber medicamentos por via oral, sem retirada do suporte ventilatório. O dispositivo reduz ainda o risco de broncoaspiração, pois permite a deglutição e alimentação de forma natural.