Uniformes escolares não serão trocados garante Prefeito Silas Costa Pereira

Uniformes escolares _ Foto Arquivo- Prefeitura Municipal de Lavras
Uniformes escolares _ Foto Arquivo- Prefeitura Municipal de Lavras

Com a aproximação da volta às aulas na rede municipal de ensino, marcada para a próxima terça-feira, dia 3 de Fevereiro, em todas as 18 escolas (urbanas e rurais) e nos 14 Centros Municipais de Educação Infantil, a preocupação de muitos pais é com relação aos uniformes escolares, já que houve a troca de prefeitos.

O atual prefeito de Lavras Prof. Silas Costa Pereira, já disse em várias entrevistas que não haveria razão para trocar os uniformes das escolas municipais, tal informação foi confirmada nesta terça-feira (27), pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.

Os novos uniformes foram trocados pela administração passada e doados aos alunos em Março 2014. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, este ano os alunos receberão novamente o kit escolar e os uniformes que continuarão com o mesmo layout, a estimativa é de que a distribuição também seja feita em Março.

Para os pais um alívio, já que os uniformes utilizados para identificar os estudantes é um dos itens mais caros do orçamento estudantil.

Você conhece a origem do uniforme escolar?

A prática das escolas em estabelecer o uso da mesma roupa entre os alunos possui sua origem no Exército, uma das primeiras instituições a adotar uma vestimenta única para todos os seus militares. Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pelos estudantes da Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.

Os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas. Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e descoladas.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias