Prevenção: Ufla suspende eventos e diversas atividades acadêmicas

Por conta da pandemia de coronavírus e como medida de prevenção à proliferação da doença, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou, em seu site oficial, a suspensão de eventos marcados para ocorrer nas dependências da instituição. A medida foi tomada em reunião realizada no fim da tarde de sexta-feira (13) pelo Comitê Especial de Emergência da UFLA e passa a valer a partir de segunda-feira (16).

Apenas o calendário acadêmico da graduação e pós-graduação está mantido, com isso, as aulas seguem normalmente. Entretanto, além dos eventos, a visita de estudantes e professores de outas localidades à instituição está suspensa, assim como viagens nacionais e/ou internacionais de docentes e funcionários da UFLA.

Medidas do Comitê de Emergência

De acordo com o Comitê de Emergência da UFLA, a decisão foi tomada diante de todas as atualizações do Ministério da Saúde, da análise de fatores técnico-científicos que envolvem o Covid-19 e considerando que Lavras e os municípios vizinhos não apresentam casos da doença.

Desta forma, as medidas foram adotadas como forma de prevenção à pandemia do vírus declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também após o governo de Minas Gerais anunciar estado de emergência.

Com as suspensões e apenas a manutenção do calendário de aulas, a UFLA anunciou, ainda, que as bancas de defesa com membros externos devem ser realizadas por videoconferência também a partir de segunda-feira.

O Comitê informou que continuará se reunindo diariamente e novas diretrizes podem ser adotadas, dependendo de mudanças no cenário nacional e local.

Por fim, destacou que notícias falsas sobre a doença, envolvendo a UFLA e outras universidades da cidade, estão circulando.

“A comunidade deve ficar atenta e consultar a página oficial da UFLA, especialmente pelo link ufla.br/coronavirus. Somente por seus veículos oficiais a UFLA emite comunicados. Os textos falsos estão sendo encaminhados para investigação, pois colocam em risco a saúde pública, causando pânico e desinformações”, anunciou, em nota divulgada no site oficial da Univerisidade.

Conoravírus no Sul de Minas

Casos suspeitos de conoravírus no Sul de Minas são anunciados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O número chegou a ultrapassar à casa de 20 suspeitas, no entanto, alguns casos foram descartados pelo órgão e, conforme o último boletim divulgado, atualmente são 17 em investigação.

Em Minas Gerais, Belo Horizonte é a cidade com mais suspeitas (123), seguida por Uberlândia (24) e Contagem (17). Varginha é o décimo município de MG e o primeiro do Sul de Minas com mais casos investigados: quatro.

Na quinta-feira (12), mais um caso de coronavírus foi confirmado em Minas Gerais. O caso é de uma mulher de 38 anos de Ipatinga. Anteriormente, o caso de uma mulher de 47 anos de Divinópolis também já havia sido confirmado.

Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas:

  • Varginha: 4 casos
  • Três Corações: 2 casos
  • Alfenas: 2 casos
  • Boa Esperança: 2 casos
  • Itajubá: 2 casos
  • Pouso Alegre: 1 caso
  • São Sebastião do Paraíso: 1
  • Passos: 1 caso
  • Poços de Caldas: 1 caso
  • Santa Rita do Sapucaí: 1 caso

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias