UFLA obtém resultados de excelência no Enade

 

 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve resultados de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 (Enade 2019). Dos 12 cursos avaliados, 11 conquistaram notas 4 ou 5, as mais elevadas do exame. O resultado foi divulgado na terça-feira (20/10) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É o 14º ano consecutivo que a Universidade alcança resultados de destaque na avaliação.

Em 2019, participaram do exame estudantes dos cursos vinculados às áreas do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. Na UFLA, foram avaliados 12 cursos; desses, três foram implantados recentemente na Instituição: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

“É com alegria que recebemos esse resultado e, confirmamos, mais uma vez, que estamos no caminho certo. É muito satisfatório ver avaliações tão elevadas, inclusive de cursos recentes. Significa que todo o investimento feito na contratação de professores, na infraestrutura, na compra de equipamentos valeu a pena e conduziu ao resultado esperado: estudantes bem formados. Isso faz parte da tradição de excelência da UFLA, sempre continuaremos trabalhando para que nossos cursos alcancem a avaliação máxima nos indicadores”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

Cursos avaliadosNota
Agronomia5
Educação Física e Esporte4
Engenharia Ambiental4
Engenharia Civil5
Engenharia de Alimentos4
Engenharia de Controle e Automação3
Engenharia Florestal4
Engenharia Mecânica4
Engenharia Química5
Medicina Veterinária4
Nutrição5
Zootecnia5

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A avaliação tem o propósito de aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

O exame é aplicado aos estudantes de todos os cursos superiores – bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia – de instituições públicas e privadas do Brasil, em um ciclo avaliativo de três anos. A cada ano são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias