UFLA mantém posição entre as melhores do mundo e segue como 2ª universidade mais bem colocada de Minas, atrás apenas da UFMG

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) manteve sua presença no Times Higher Education World University Ranking 2026 (THE), um dos mais prestigiados levantamentos internacionais do ensino superior. A instituição aparece na faixa 1501+, consolidando-se como a segunda universidade mais bem colocada de Minas Gerais, atrás apenas da UFMG, e entre as seis universidades federais mineiras ranqueadas nesta edição.

Mesmo com o aumento expressivo no número de universidades avaliadas — 261 novas instituições em relação ao ano anterior —, a UFLA apresentou avanço em quatro dos cinco pilares do ranking: Ensino, Qualidade de Pesquisa, Ambiente de Pesquisa, Indústria e Perspectiva Internacional. Os maiores saltos ocorreram nos indicadores de Indústria (de 29,1 para 32,8 pontos) e Ambiente de Pesquisa (de 17 para 19 pontos).

Segundo o professor André Pimenta Freire, chefe do Setor de Projetos e Indicadores da DRI, a presença contínua da UFLA no ranking reflete crescimento sustentável e consolidação internacional: “Num cenário mais competitivo, a UFLA mantém desempenho sólido e segue se destacando entre as principais instituições de Minas e do país.”

O diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, reforça que a busca por excelência é contínua: “A qualidade dos nossos cursos e o interesse crescente de estudantes estrangeiros comprovam o reconhecimento do nosso trabalho dentro e fora do Brasil.”

Para o reitor José Roberto Scolforo, rankings como o THE “não são instrumentos de competição, mas balizadores de evolução”. Ele destacou o orgulho de ver uma universidade do interior entre as melhores do mundo, crescendo com responsabilidade e coerência.

Nesta edição, o THE avaliou 3.118 universidades de 115 países, um aumento de mais de 9% em relação a 2025 — e a UFLA segue entre as que mais se destacam pela qualidade e impacto de sua atuação global.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui