Laboratório da UFLA recebe certificação inédita para pesquisa com Cannabis geneticamente modificada
O Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB), concedido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Com isso, torna-se o único laboratório do Brasil autorizado a realizar pesquisas in vitro com Cannabis medicinal geneticamente modificada.
A certificação garante que os estudos sigam os mais altos padrões de segurança biológica, ampliando a capacidade de atuação do CBPP. O laboratório já possuía autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pesquisas com cultivo in vitro da planta.
Segundo a professora Vanessa Cristina Stein, coordenadora do laboratório, o desenvolvimento de variedades geneticamente modificadas permite a criação de perfis específicos de canabinoides, otimizando a produção de compostos terapêuticos e aumentando a eficácia dos tratamentos. A conquista fortalece a posição da UFLA no cenário nacional e impulsiona novas possibilidades na biotecnologia aplicada à Cannabis medicinal.