UFLA dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros

Publicado em 16/03/2015
UFLA dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros
UFLA dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros

UFLA dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros

O Plano de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) inclui a atração de estudantes e professores estrangeiros. Em 2014, 82 estudantes estrangeiros cursaram oficialmente cursos de graduação e pós-graduação na UFLA e, agora, 40 estudantes de diferentes nacionalidades integram este grupo e dão início à temporada de estudos.

Nessa quarta-feira (11/3), no Salão dos Conselhos da Universidade, foi realizada a Recepção de Estudantes Estrangeiros, com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; representantes da Direção Executiva, professores e estudantes selecionados no programa Brother UFLA.

No pronunciamento de acolhimento do reitor, o convite para que sejam embaixadores da Universidade em seus países, compartilhando as experiências memoráveis que certamente terão durante a estadia. Scolforo reforçou a qualificação da UFLA nos diferentes indicadores em que é avaliada, com destaque especial para a área de ciências agrárias e florestais, em que a instituição é uma referência consolidada.

“Vocês são muito importantes para nós, porque contribuem para tornar nosso câmpus mais cosmopolita e nossa cultura mais diversificada”, destacou, desejando que todos os estudantes sejam muito felizes durante a permanência no País.

Sejam bem-vindos

O diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, fez uma apresentação dos trâmites legais e do aporte da Universidade aos estudantes estrangeiros. Ele citou a criação de uma comissão de acompanhamento dos estudantes estrangeiros, para apoio sistemático durante toda a permanência na instituição.

Ele também apresentou o de programa de apadrinhamento Brother UFLA, que objetiva integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária e oferecer aos estudantes da UFLA a oportunidade de uma nova experiência internacional sem sair do País. “A ideia é que o estudante pratique outros idiomas, faça novas amizades, conheça outras culturas, amplie a rede de contatos para potenciais pesquisas com estudantes de universidades estrangeiras e, especialmente, tenha uma experiência memorável durante sua permanência na UFLA”, destacou.

A pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho; o pró-reitor de Assuntos Estudantis de Comunitários, professor João Almir de Oliveira e o pró-reitor adjunto Stricto sensu, Tadayuki Yanagi Junior, também deram as boas-vindas aos estudantes.

Ainda na cerimônia, a professora Débora Racy Soares, que ministra o curso de Português para Estrangeiros, acolheu os estudantes com uma apresentação que enalteceu características do Brasil e sobre a importância de aprimoraram o conhecimento sobre a Língua Portuguesa.

Para finalizar, a professora Tânia Regina de Souza Romero, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), fez uma breve apresentação do Núcleo de Cultura Internacional, que busca incentivar a interação de pessoas de diferentes nacionalidades na Universidade. Com a ajuda de dois estudantes, foi feito o convite – em Português, Inglês, Espanhol e Francês – para a I Festa Internacional da UFLA, que ocorre nesta sexta-feira (13/3), no Clube de Integração Universitária – Ciune, das 18 às 20h30.

Entre os estrangeiros presentes na cerimônia, três professoras americanas do programa English Teaching Assistants (ETA’s): Molly Gibson, Elizabeth Sweitzer e Nakeisha Jones. Elas estavam acompanhadas da professora Norma Joseph, coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFLA e do Núcleo de Línguas (Nucli/UFLA).

Veja também