UAI de Lavras esclarece falha no sistema de cadastro para vagas de emprego

30/06/2020

 

 

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Lavras informou nesta segunda-feira (29) que o sistema de cadastro para vagas de emprego no site do Ministério do Trabalho tem apresentado problemas nas últimas semanas.

Segundo supervisor da unidade, Lucian Lorran Francisco de Souza, o Ministério do Trabalho admitiu que existem problemas técnicos no sistema de cruzamento de dados e que os mesmos estão sendo sanados pelo órgão.

Devido à pandemia, o cidadão interessado em uma vaga de emprego precisa acessar  o site https://empregabrasil.mte.gov.br ou o aplicativo Sine Fácil para se candidatar a uma vaga de emprego. O procedimento digital substituiu temporariamente um serviço que era feito de forma presencial na unidade do UAI em Lavras.

O supervisor, no entanto, informou que existem fatores que contribuem para que muitos trabalhadores tenham dificuldades para se candidatarem para as vagas. A primeira é que todos os dados dos trabalhadores interessados precisam bater com exigências das vagas desejadas.

Ele explicou que no momento da inscrição, os dados disponibilizados pelo cidadão são confrontados com os dados do sistema do Ministério do Trabalho. Além de dados como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, o sistema também exige que o trabalhador responda cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária. Todos estes dados precisam estar de concordo com a base de cadastro do governo federal, caso contrário, o cadastramento é negado.

No caso do Sine Fácil, os trabalhadores poderão consultar vagas de emprego disponíveis de acordo com o perfil profissional. É possível incluir informações como: exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se o trabalhador se interessar pela vaga, com um clique em “Quero Esta Vaga” ele será direcionado para agendar a entrevista. Esse serviço facilita a busca pela vaga disponibilizada pelo empregador.

Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horários escolhidos. Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.