TVU aposta no sinal digital para resolver problema de transmissão em Lavras

Antena com sinal analógico da emissora fica localizada na Serra da Bocaina.
Antena com sinal analógico da emissora fica localizada na Serra da Bocaina

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), mantenedora da TV Universitária (TVU), em um trabalho conjunto com o Ministério das Telecomunicações, pretende digitalizar todo o sinal da emissora até 2017.

Essa será a alternativa para resolver a suspensão de um dos sinais analógicos do canal, o de numero 13, que deixou de funcionar, privando 50% dos telespectadores da cidade de sintonizarem a emissora por conta falta de uma outorga junto ao Ministério das Telecomunicações.

A antena em questão fica localizada no bairro da Lavrinhas, enquanto que a outra, instalada na Serra da Bocaina, o sinal analógico do canal 15 pode ser captado pelos telespectadores.

Essa semana o reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde deu entrada com o pedido de homologação do sinal digital, processo iniciado em 2008 pela TV Universitária. Ele foi recebido pelo secretário-executivo Luiz Antônio Alves de Azevedo. A emissora já oferece o sinal digital através do canal 16.

Segundo o assessor de comunicação da Ufla, professor Elberis Pereira Botrel, a digitalização do canal permitirá que se cumpra o que determina a portaria do Ministério das Telecomunicações, que fará o desligamento dos sinais analógicos no país até 2017, além de permitir que o problema com o canal 13 seja resolvido de forma definitiva.

Mudança

O sinal digital oferece alta definição de imagens e som, além de maior “mobilidade” e “portabilidade” (possibilidade de ver TV em carros, notebooks e celulares, por exemplo), a “multiprogramação” (recepção de mais de um programa no mesmo canal) e a “interatividade” (possibilidade de participar dos programas e fazer compras diretamente pela TV). A TV a cabo já opera parcialmente no ambiente digital, mas ainda tem barreiras a vencer quando se fala em alta definição.

A transmissão digital é gratuita, mas só está disponível para quem comprar um conversor digital (também chamado de set-top box), que podem ser encontrados em lojas especializadas da cidade.

Para os telespectadores, os números usados para sintonizar os canais atuais (analógicos, em geral transmitidos em VHF) não mudam. Mas cada emissora terá um novo canal em UHF para a transmissão digital. Por isso, para receber o novo sinal, será necessário comprar uma antena UHF.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias