Trump isenta eletrônicos de novas tarifas e alivia impacto para gigantes da tecnologia

Governo Trump isenta eletrônicos de tarifas elevadas e alivia setor tecnológico

O governo dos Estados Unidos anunciou na noite desta sexta-feira (11) a isenção de tarifas para smartphones, laptops e outros equipamentos eletrônicos. A medida, divulgada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, representa uma trégua nas chamadas “tarifas recíprocas” anunciadas pelo presidente Donald Trump no início do mês.

Com a decisão, produtos como o iPhone ficarão de fora da tarifa de 145% aplicada à China, principal polo de produção desses itens, e também da alíquota de 10% imposta à maioria dos demais países. A medida deve aliviar o impacto no bolso dos consumidores americanos e beneficiar grandes empresas do setor tecnológico, como a Apple, que tem cerca de 90% de sua produção e montagem concentradas em território chinês, segundo a consultoria Wedbush Securities.

Apesar do alívio momentâneo, agências de notícias informam que a suspensão das tarifas pode ser temporária. Há a possibilidade de que novas taxas, em percentuais mais baixos, sejam aplicadas futuramente aos eletrônicos importados.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Anuncie aqui