Intensidade e determinação definem o conjunto de práticas.
Sucesso nos cinemas, o BOPE inspirou e inspira pessoas para além das telonas. Ao lado de um bom suplemento Whey Protein, pessoas que querem definir o corpo ou manter a forma têm recorrido à rotina de exercícios praticada pelo batalhão para alcançar resultados em menos tempo.
Engana-se quem acha que a rotina é simples e fácil. Assim como na formação do batalhão, os alunos passam por sequências exaustivas de treino, todos com cargas elevadas e repetições a perder de vista.
Relatos de ex-alunos do BOPE definem as primeiras semanas de treino como ”inferno”. Obviamente você não vai passar pelo mesmo treinamento, mas pode se inspirar nas sequências e montar seu treino, sempre com auxílio de um profissional de educação física, médico e nutricionista.
Preparação
O primeiro passo para quem deseja utilizar o treino do BOPE como forma de conquistar o corpo moldado é uma boa preparação. Para começar, busque o seu médico habitual para fazer exames de sangue e verificar se tudo está nos conformes. Um cardiologista também é recomendado, considerando que o treino utiliza exercícios aeróbicos e anaeróbicos de grande intensidade, podendo gerar riscos para quem possui problemas cardíacos.
Depois, um bom nutricionista deve te indicar o tipo de alimentação necessária para que você não tenha perda nutricional e consiga atingir seu objetivo de um jeito saudável. Por último, um profissional de educação física vai te ajudar a adequar a rotina de treinos para o seu condicionamento, assim como te acompanhar no seu progresso.
Escolha um treino de acordo com seu objetivo
O treino do BOPE tem como principal objetivo preparar os soldados do batalhão para os desafios vividos diariamente na sua rotina de trabalho. No caso das “pessoas normais”, o treino deve ser adaptado para ganho de massa, definição dos músculos e aumento de resistência. Confira a seguir alguns tipos de treinos para cada um desses objetivos.
Potência
Indicado para quem quer definir o corpo de forma moderada, mantendo um shape mais magro. O treino começa com movimentos articulares, para preparar o corpo para a sequência de exercícios, e uma boa sessão de alongamento.
Em seguida vem o aquecimento: 20 minutos de trote em frequência moderada e uma sequência de flexões que podem ser feitas em barras ou no chão. Aqui é onde entra outra parte pesada do treino: os abdominais com halteres em cada uma das mãos, “torcendo” o corpo em direção a uma das pernas.
Depois, uma sequência de tiros de 20 segundos, com pequenos intervalos, uma nova sequência de trote e, por fim, mais um alongamento.
Resistência e flexibilidade
Esse é um treino mais leve, pois sugere sessões de alongamento completas e corridas de 30 a 40 minutos. Também é possível incluir abdominais e algumas sequências de prancha, fortalecendo a musculatura e ajudando na definição. Para quem busca um treino que caiba na rotina apressada do dia a dia, é o ideal.
Resistência, força e flexibilidade
Essa última opção é para quem não tem medo de perder o fôlego. Depois de alongar e aquecer, vem uma caminhada de 5 minutos em subida, seguida de um tiro de 2 minutos na frequência máxima.
O repouso? Feito com flexões e abdominais, seguido de mais um tiro de 2 minutos, outra sequência de descanso ativo, mais um tiro de 2 minutos, repouso passivo de 1 minuto, um último tiro de 2 minutos e, por fim, o alongamento.
Nem de longe os treinos são fáceis, mas, para quem deseja queimar aquela gordurinha, seja por estética ou para melhorar a saúde, o treino do BOPE é um intensivo que vale a pena, só exige de muita dedicação.










Você precisa fazer login para comentar.