Tiradentes sedia 2º Festival Barroco de Inverno

 

 

O estilo barroco começou no início do século 17 em Roma, na Itália. Ele rapidamente se espalhou para várias partes do mundo. Com exuberância, contraste, ornamentação elaborada, cores profundas e grandeza para evocar surpresa e uma sensação de admiração, o estilo barroco acabou influenciando todas as artes, incluindo arquitetura, literatura, pintura, escultura, dança e até mesmo a música.

É em meio essa valorização cultural que o Theatrum Mundi, com apoio da Paróquia Santo Antônio, realizam pela segunda vez o Festival Barroco de Inverno, com concertos, cantos e uma bela viagem na história.

As apresentações contam com o famoso órgão de tubos da cidade. O instrumento foi construído em 1785 pelo mestre português Simão Fernandes e é um dos mais preciosos instrumentos musicais remanescentes de Minas, além de ser considerado um dos mais antigos de toda a música ocidental e muito presente no contexto histórico da liturgia cristã.

“O Órgão da matriz é único e funciona há quase 240 anos. Ele foi de extrema importância na musica colonial brasileira e contribui até hoje para a comunidade de Tiradentes e seu patrimônio. Um instrumento flexível e que precisa ser valorizado. O povo que não conhece o seu passado não consegue construir seu futuro. Nosso país sempre foi muito musical e essa riqueza brasileira faz parte da nossa história”, afirma Robson Bessa, um dos idealizadores do evento.

As apresentações seguem até o dia 30 de dezembro com apresentações às 20h e 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos na porta da Igreja Matriz. Informações: “32)3355-1238.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias