A cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, deu um passo histórico ao lançar a primeira charrete elétrica no Largo das Forras na última sexta-feira (1), como parte do projeto “Transição da Tração Animal para a Inovação”. O veículo é um protótipo de um total de 30 charretes elétricas que substituirão o transporte com tração animal, amplamente usado para turistas na cidade.
A iniciativa, que teve início em 2018, é apoiada por moradores e entidades de proteção animal. O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sérvulo Matias Filho, afirmou que a transição busca garantir o bem-estar dos animais e o futuro das famílias de charreteiros, que poderão escolher entre manter os animais fora do transporte ou doá-los a entidades parceiras.
Os novos veículos, fabricados em Itajubá, são adaptados para o calçamento de Tiradentes e têm investimento total de R$ 3,6 milhões. Os charreteiros receberão capacitação gratuita para a transição ao novo sistema, e a expectativa é que o modelo sirva de exemplo para outras cidades e estados.
🎥 @pousodasgerais