Tbit recebe seu primeiro aporte de venture capital através do fundo FIMA, da Inseed Investimentos

14/01/2015

Com foco no segmento do agronegócio, a Tbit Tecnologia e Sistemas, empresa incubada na Inbatec/UFLA, acaba de receber seu primeiro aporte de venture capital através do fundo FIMA, da Inseed Investimentos. A empresa pode receber até 4 milhões de reais que acontecerão em intervalos pré-definidos.

O aporte funciona como uma espécie de venda. O fundo compra uma porcentagem da empresa que se torna uma S/A (Sociedade Anônima)  e passa a fazer parte do quadro societário, tendo, ainda, representantes no conselho administrativo da empresa. Além disso, a equipe de aceleração do fundo passa a acompanhar o processo de crescimento da instituição.

A Inseed, que procura por empresas que se encaixam em seu perfil, conheceu a Tbit por indicação da  Endeavor, organização que incentiva empresas a crescerem e que conta com a Tbit em um de seus programas de aceleração, o Promessas. A partir de um contato inicial, a startup lavrense passou por um extenso período de avaliação onde vários aspectos foram analisados.

Sobre as novas mudanças que irão ocorrer em virtude deste aporte, Igor Chalfoun, sócio da Tbit, disse que “foi desenvolvida uma tese de investimento e nela foram esboçados os investimentos necessários. Eles se distribuem na estruturação de várias áreas da empresa, tais como formação da equipe de vendas, reestruturação da equipe de gestão, formação de uma equipe de P&D, investimentos em branding e marketing, investimento em equipamentos, etc.”.

A expectativa é que com a entrada da Inseed como sócia da empresa “nosso crescimento ocorrerá de forma muito mais acelerada. O importante num investimento de venture capital é que não é apenas o aporte financeiro, mas toda uma estrutura que o fundo provém à empresa auxiliando-a em seu direcionamento e em seu crescimento verticalizado”, informa Chalfoun.

 

A Tbit

A Tbit é uma empresa de base tecnológica, incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA, que busca através de seus produtos, revolucionar a maneira de se avaliar a qualidade e os parâmetros de sementes, grãos e plântulas, tudo isso através de um inovador sistema de análise por imagens.

É constituída por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, dedicados e apaixonados pelo que fazem. Localizada dentro do Campus da Universidade Federal de Lavras, possui contato direto com as mais recentes novidades do agronegócio nacional e tem seu desenvolvimento apoiado por parcerias com empresas e instituições como: SEBRAE, FAPEMIG, CNPQ, Microsoft e Intel.

 

 

Você também pode gostar