Tamanduá bandeira é resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente

29/07/2020

 

 

Na manhã de hoje (29/07/2020) a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras realizou o resgate de um tamanduá bandeira que foi vítima de atropelamento na via de acesso ao município de Candeias/MG. O espécime que está na lista de animais ameaçados de extinção, devido aos ferimentos foi levado para tratamento veterinário.

Por volta das 08 horas a equipe de policiais de meio ambiente de Campo Belo foi acionada para fazer a captura de um tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. O animal estava na margem da via que dá acesso à Candeias, e aparentemente havia sido atropelado há pouco tempo. Após a captura cuidadosa, foi verificado que o animal estava com vários machucados, principalmente na parte traseira.

Devido aos ferimentos apresentados, o espécime foi levado para cuidados veterinários em Lavras, onde a equipe da PM de Meio Ambiente local acionou médicos veterinários das renomadas instituições UFLA e UNILAVRAS, que se uniram para o tratamento do animal, que quando estiver recuperado será reintroduzido em seu habitat natural.

Nessa época de estiagem, e de muitas queimadas, tais animais são afugentados pelo perigo, e tendem a buscar abrigos, passando inclusive por vias pavimentadas. Toda atenção e cuidado devem ser dispensados pelos motoristas, estes que num caso de acidente, devem acionar os órgãos responsáveis para prestar o devido atendido.

Ao se deparar com animais de espécies nativas não se aproxime, eles mesmo com aparência de dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos para todos. Afaste-se e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente.

Denúncias de meio ambiente e crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo email [email protected]

Não se cale, o crime não pode vencer!

Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida.