Sul de Minas bate recorde de novos casos de Covid-19 pela 4ª semana seguida

 

 

O Sul de Minas bateu recorde de novos casos de Covid-19 pela 4ª semana seguida. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ao todo, foram 891 novos casos registrados na região nos últimos sete dias, com 21 mortes. Até então, o maior número havia sido registrado na semana passada: 803 novos casos, com 18 mortes.

Nesta sexta-feira (3), a SES-MG não confirmou mortes na região, mas registrou 215 novos casos em 54 cidades. Com isso, a região passa a ter 3.838 casos confirmados do novo coronavírus, com 107 mortes.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Os 891 novos casos da semana foram registrados em 97 cidades. Confira abaixo em quais delas mais aumentou o número na semana, conforme os dados dos últimos sete dias:

Extrema: +90
Poços de Caldas: +71
Pouso Alegre: +63
Campo Belo: +60
Guaranésia: +54
Varginha: +33
Guaxupé: +27
Passos: +27
Três Corações: +27
Lavras: +24

Novos Casos

Os novos casos do novo coronavírus confirmados nesta sexta-feira pela SES-MG foram registrados nas seguintes cidades:

+42 Extrema
+15 Guaranésia
+13 Campo Belo
+12 Três Corações
+10 Pouso Alegre
+8 Passos e Poços de Caldas
+6 Córrego do Bom Jesus e Três Pontas
+5 Cristais e Varginha
+4 Cambuí, Itapeva, Lambari e São Sebastião do Paraíso
+3 Bom Sucesso, Botelhos, Muzambinho, Olímpio Noronha e Santo Antônio do Amparo
+2 Borda da Mata, Bueno Brandão, Caldas, Congonhal, Estiva, Ipuiúna, Nova Resende e Pratápolis
+1 Alfenas, Andradas, Arceburgo, Baependi, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Campestre, Candeias, Carmo da Cachoeira, Carmo do Rio Claro, Cruzília, Elói Mendes, Guaxupé, Itajubá, Jesuânia, Machado, Monte Sião, Nepomuceno, Passa-Vinte, Perdões, Poço Fundo, São Lourenço e Toledo
Primeiro caso: +1 São José do Alegre

Com os novos registros, Extrema tem 393 casos confirmados, com cinco mortes. Pouso Alegre aparece na sequência com 350 casos e quatro mortes. Poços de Caldas agora aparece com 206 registros, sendo seis mortes e Varginha tem 173, com seis mortes.

Podem existir casos já divulgados por prefeituras que ainda não entraram no balanço do Estado.

Divergência de números

Os número de casos suspeitos e confirmados divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras.

Sobre isso, a secretaria informou que assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos suspeitos quanto a casos confirmados.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias